Serra cobra restauração de patrimônio em Paraitinga-SP

Em visita a São Luiz do Paraitinga (SP) hoje, o governador José Serra (PSDB) pediu rapidez do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) para agir na recuperação dos prédios históricos danificados pelas chuvas. O pessoal do patrimônio gosta muito de discutir, mas nós vamos ter que ter uma ação mais rápida.

Agência Estado |

Se for ficar discutindo academicamente vamos levar anos".

A cidade sofreu a perda da Igreja Matriz e de pelo menos seis casarões tombados pelo Condephaat. A igreja, segundo Serra, deve ser refeita para ficar igual ao que era. "O que se pode fazer é replicar para manter a característica de cidade histórica", afirmou.

Cerca de outros 600 imóveis já haviam sido interditados até hoje, por quatro equipes da Defesa Civil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), prefeitura e Bombeiros.

Segundo informações do Coronel Luiz Massao Kita, chefe da Casa Militar e coordenador da força-tarefa que atua na recuperação da cidade, a maior parte desses imóveis, no entanto, já está sendo liberada, depois de avaliada.

Carnaval cancelado

A Prefeitura de São Luiz do Paraitinga cancelou o carnaval que seria realizado em fevereiro. Segundo informações da Prefeitura, o objetivo é reconstruir o município e assegurar o retorno dos moradores às suas casas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, São Luiz do Paraitinga, que foi uma das cidades mais afetadas pelo mau tempo, decretou situação de emergência.

Mais de cinco mil moradores foram afetados pelas chuvas. Uma escola municipal que seria usada para abrigar moradores e distribuir sopa também ficou destruída.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG