Capitu , de Luiz Fernando Carvalho, é lançada em DVD - Brasil - iG" /

Série Capitu , de Luiz Fernando Carvalho, é lançada em DVD

SÃO PAULO ¿ A microssérie Capitu volta, com a edição em DVD duplo, enriquecida por extras e cenas que não foram ao ar na Globo. Entre os extras, destacam-se os comentários de Daniel Piza (colaborador da microssérie), da psicanalista Maria Rita Kehl e do diretor Luiz Fernando Carvalho sobre a sua concepção da ¿adaptação¿ desta que é uma das obras-primas de Machado de Assis.

Agência Estado |

O diretor entende que a transposição do romance Dom Casmurro para a linguagem audiovisual só pode funcionar se for também invenção. Entre as sobras da edição, há uma, bastante significativa, em que Bentinho (Michel Melamed) dialoga, logo no começo, com um personagem de ópera, a bordo de um trem.

Trata-se de uma passagem do livro em que Machado diz que, na vida, a poesia é de Deus, mas a música é do Diabo. Quer dizer, a vida é ópera. A cena leva na direção de algo que estará mais presente um pouco adiante na história ¿ quando Bentinho, tragicamente tomado pelo ciúme, se vê preste a cometer um crime inominável. Nada menos que um "filhicídio". Mas a cena que ficou de fora se refere também a essa imagem bem ao gosto de Machado da vida como teatro, ou como ópera.

O texto da microssérie mantém-se íntegro, como explica Luiz Fernando Carvalho no making of: as falas e os diálogos originais são mantidos em cada vírgula. Recriada na voz dos atores, a prosa de Machado parece mais viva do que nunca. "Capitu" foi um momento excepcional na programação da TV brasileira.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG