Sérgio Cabral inaugura internet banda larga sem fio gratuita na Avenida Brasil

RIO DE JANEIRO ¿ O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inaugurou nesta quarta-feira no Complexo da Maré, zona norte da capital fluminense, o projeto que oferece gratuitamente acesso à internet banda larga sem fio em toda a extensão da Avenida Brasil. De acordo com o governo, o sinal também pode ser captado no entorno da via e em uma distância de até 300 metros para ambos os lados.

iG Rio de Janeiro |

Segundo a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões no Programa Rio Estado Digital. No total, mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas pelo sistema que irá atingir 28 bairros e a Vila Keneddy.

O sinal de internet pode ser captado por laptops e desktops que tenham placa de rede sem fio e por celulares com condições de captar o sinal wi-fi. O governo estadual instalou 163 antenas em pontos estratégicos da Avenida Brasil, desde o marco zero, próximo à rodoviária Novo Rio, até Santa Cruz, na zona oeste.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o sistema na Avenida Brasil permite percorrer toda a via conectado à Internet.

Para os moradores do entorno, a distância do usuário das antenas pode interferir na qualidade do sinal, em alguns pontos da avenida, assim como a existência de construções que se interponham entre o usuário e as antenas, o que pode gerar interferência e até algumas áreas de sombra. Mas, no geral, a captação é excelente e muito rápida, explicou.

O Estado do Rio já proporciona acesso gratuito à internet sem fio na orla marítima (entre Leme e Leblon), no Morro Dona Marta (em Botafogo), na Cidade de Deus (em Jacarepaguá), em parte da Baixada Fluminense. Segundo o governo, em 2010, o programa será inaugurado na Rocinha, no Pavão-Pavãozinho, no Cantagalo, no entorno da Avenida Sernambetiba (na Barra da Tijuca) e em áreas da Baixada Fluminense.

Leia mais sobre: internet sem fio

    Leia tudo sobre: banda largainternetsem fiosergio cabral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG