RIO DE JANEIRO ¿ O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta terça-feira que o bilhete único para o transporte intermunicipal na Região Metropolitana do Rio será implantado em fevereiro de 2010. De acordo com ele, os técnicos da secretaria estadual de Transportes estão, no momento, avaliando com os operadores de transporte coletivo os detalhes técnicos do projeto, que deve ficar pronto até o final deste mês.

Marcelo Horn

Cabral discursa durante inauguração de Cetep na Baixada

Será um ganho extraordinário. Uma verdadeira carta de alforria para a população da Região Metropolitana, anunciou Cabral, durante a inauguração do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Japeri, na Baixada Fluminense.

Segundo o governador, o valor do projeto ainda não está definido. No entanto, ele garantiu que o governo do Estado vai subsidiar parte dos custos. Em seu discurso, Cabral afirmou que o subsídio público é comum em todo mundo quando há a implantação do bilhete único nos transportes.

Na cidade de São Paulo, o bilhete único permite que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro do período de três horas. O sistema possibilita ainda fazer integrações com outros meios de transporte, como metrô e trem, pagando um preço bem menor do que o valor cobrado. Vencido o prazo de três horas, o usuário paga o valor normal da passagem.

Cetep

O Cetep inaugurado na Baixada Fluminense contou com um investimento de R$ 250 mil. A nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) oferece gratuitamente 790 vagas nos cursos de Informática (240), Montagem e Manutenção de Micro (120), Telemarketing (48), Bombeiro Hidráulico (40), Eletricista Predial (30), Inglês (132), Espanhol (132), Cabeleireiro (24) e Manicure e Pedicure (24).

Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à unidade até sexta-feira (18/12), portando carteira de identidade. As matrículas começam a ser realizadas na primeira semana de fevereiro. As aulas do novo Cetep serão iniciadas no dia 22 de fevereiro. A unidade disponibilizará 2.378 oportunidades anualmente.

O Cetep de Japeri fica na Avenida Tancredo Neves s/nº, no bairro de Engenheiro Pedreira. Mais informações podem ser obtidas na própria unidade ou através dos telefones da Central de Informações da Faetec: 2332-4083, 2332-4085 e 2332-4093. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leia mais sobre: bilhete único

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.