situação de Sarney caminha para a inviabilidade e o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/25/psol+estuda+estender+representacao+contra+sarney+a+renan+calheiros+e+garibaldi+alves+6948911.htmlPSol deve ingressar com uma representação contra o presidente da Casa." / situação de Sarney caminha para a inviabilidade e o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/25/psol+estuda+estender+representacao+contra+sarney+a+renan+calheiros+e+garibaldi+alves+6948911.htmlPSol deve ingressar com uma representação contra o presidente da Casa." /

Senadores pedem para Sarney se licenciar do cargo

BRASÍLIA - O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subirá à tribuna nesta quinta-feira para pedir ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que se licencie do cargo. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também afirmou que a http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/25/sarney+caminha+para+inviabilidade+diz+virgilio+6946933.htmlsituação de Sarney caminha para a inviabilidade e o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/25/psol+estuda+estender+representacao+contra+sarney+a+renan+calheiros+e+garibaldi+alves+6948911.htmlPSol deve ingressar com uma representação contra o presidente da Casa.

Redação com Agência Estado |

Agência Senado
Simon defende que a Mesa Diretora se afaste
Pedro Simon explicou que tomou a decisão de fazer o pronunciamento depois de ler a reportagem de hoje em que o jornal "O Estado de S. Paulo" revela que um neto de Sarney, José Adriano Cordeiro Sarney, é um dos operadores do esquema de crédito consignado para funcionários da Casa . A Polícia Federal (PF) investiga suspeitas de corrupção e tráfico de influência envolvendo empréstimos consignados a servidores. José Adriano divulgou nota  negando favorecimento e afirmou que seu currículo justifica sua contratação .

Simon antecipou que defenderá, no discurso de hoje, que a "solução ideal" é que todos senadores integrantes da Mesa Diretora da Casa se afastem dos cargos.

O senador gaúcho avalia que Sarney será sensível ao seu apelo, porque "tem inteligência política e experiência suficientes para saber que, quando as coisas começam assim, não param mais".

Cristovam Buarque reforça o coro

Além de Simon, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também defendeu o afastamento de Sarney do cargo.  As novas denúncias reforçam a necessidade do Sarney se licenciar. Não vou julgá-lo pelas notícias, mas também não posso aceitar que ele, como presidente, escolha seu próprio julgamento. Não há isenção em nenhuma comissão ou auditoria independente indicada pelo presidente, uma vez que ele está no cargo. É preciso que saia antes que fique tarde demais para sair. Ele caminha para ser o novo Renan Calheiros.

Leia também:

Leia mais sobre: Sarney

    Leia tudo sobre: sarneysenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG