Senadores do PMDB debatem reeleição de Garibaldi

A bancada do PMDB no Senado está reunida na tarde de hoje no gabinete da Liderança para decidir se endossa o pedido do presidente da Casa, Garibaldi Alves, de se lançar candidato à reeleição. Dos 20 senadores do partido, 16 estão participando.

Agência Estado |

Três dos ausentes estão cumprindo compromissos em seus Estados, segundo a assessoria do PMDB: Walter Pereira (MS), Geraldo Mesquita (AC) e José Maranhão (PB). O quarto, Jader Barbalho (PA), já declarou apoio ao candidato do PT à presidência do Senado, senador Tião Viana (AC).

Garibaldi distribuiu aos senadores pareceres em que os advogados Diogo de Figueiredo Moreira Neto e Manoel Gonçalves Ferreira Filho afirmam que ele, apesar de estar na presidência do Senado, pode candidatar-se à reeleição ainda nesta sessão legislativa. O argumento de Moreira Neto e Ferreira Filho é o de que Garibaldi exerceu o cargo de presidente do Senado por menos de dois anos, que é o tempo de duração de uma sessão legislativa.

Garibaldi assumiu o cargo em dezembro do ano passado, quando o então presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de quebra do decoro parlamentar, renunciou para não ser submetido a um processo de cassação do mandato.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG