discurso de seu colega Eduardo Suplicy (PT-SP) e defendeu o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/20/oposicao+entrega+recurso+contra+decisao+do+conselho+de+etica+sobre+sarney+7996987.html target=_toprecurso protocolado pela oposição na Secretaria Geral da Casa contra o arquivamento das acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética." / discurso de seu colega Eduardo Suplicy (PT-SP) e defendeu o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/20/oposicao+entrega+recurso+contra+decisao+do+conselho+de+etica+sobre+sarney+7996987.html target=_toprecurso protocolado pela oposição na Secretaria Geral da Casa contra o arquivamento das acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética." /

Senador Renato Casagrande diz que investigações contra Sarney vão continuar

BRASÍLIA ¿ O senador Renato Casagrande (PSB-ES) engrossou o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/20/suplicy+defende+mercadante+em+plenario+e+apoia+recurso+da+oposicao+8003916.html target=_topdiscurso de seu colega Eduardo Suplicy (PT-SP) e defendeu o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/20/oposicao+entrega+recurso+contra+decisao+do+conselho+de+etica+sobre+sarney+7996987.html target=_toprecurso protocolado pela oposição na Secretaria Geral da Casa contra o arquivamento das acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética.

Christian Baines, repórter em Brasília |


Agência Senado
Casagrande discursa na sessão desta quinta-feira
Casagrande discursa na sessão
desta quinta-feira
Um dos 11 senadores a assinar o requerimento, Casagrande afirmou em plenário que a presidência de Sarney só pode ser aceita se for legitimada pelos 81 senadores. Temos que concluir esse processo. As feridas não podem ficar mal cicatrizadas. Os arquivamentos devem ser debatidos em plenário, disse.


Segundo ele, o Senado não terá um ambiente adequado para votações enquanto não for encerrado o processo de investigação contra Sarney. O episódio não tramitou totalmente. [Com os arquivamentos] as investigações vão continuar, afirmou.

Antes de Casagrande, Suplicy defendeu o recurso protocolado pela oposição hoje em seu discurso no plenário da Casa.

Recurso

Senadores da oposição protocolaram hoje recurso à Secretaria Geral da Mesa pedindo a discussão dos arquivamentos contra Sarney em plenário da Casa.

Segundo parlamentares governistas, desde a elaboração de uma resolução em 2007, ocasião da crise envolvendo o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não é permitido levar a plenário decisões do Conselho de Ética.

No entanto, o líder do Psol, José Nery (PA), que encabeçou a mobilização pelo recurso, defende que o regimento do Senado permite a entrada de recurso ao plenário. Segundo ele, o regimento do Senado é superior a qualquer resolução.

O documento não deve enfrentar dificuldades para ser arquivado, já que a Mesa é composta por uma maioria de senadores pró-Sarney.

Leia também:


Leia mais sobre: crise no Senado

    Leia tudo sobre: eduardo suplicyrenato casagrandesarneysenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG