Senador diz esperar que emenda dos royalties seja derrubada

RIO - O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) acredita que o Senado derrubará a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que causou polêmica ao prever a redistribuição dos royalties de petróleo. Há um consenso de que não se deve mexer nas áreas já licitadas.

Valor Online |

A tendência do Senado é discutir a redistribuição dos royalties para frente, nos campos ainda não licitados. Achamos que não deve abranger os contratos já assinados " , disse ele, que participa de manifestação no centro do Rio contra a redistribuição dos royalties.

Também presente ao evento, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que a manifestação foi o último movimento que restou ao Rio para lutar pela distribuição adequada dos royalties. Segundo ele, a aprovação da emenda poderia causar desemprego em vários municípios do estado.

Já o presidente da Cedae - a companhia de abastecimento de água e esgoto do Rio -, Wagner Wicter, ponderou que muitos contratos da Cedae para construção de dutos de saneamento podem ser afetados, já que os projetos são bancados com recursos do Fecam, o fundo estadual de meio ambiente, que recebe 5% dos royalties destinados ao estado.

" A reconstrução do Haiti custará US$ 1 bilhão. Sendo assim, a perda dos royalties do Rio pode significar quatro terremotos todo ano " , comparou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG