Câmara dos Deputados no mês passado." / Câmara dos Deputados no mês passado." /

Senado vai divulgar detalhes dos gastos com verba indenizatória na internet a partir de abril

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quinta-feira, após reunião da mesa diretora da Casa, que os detalhamentos dos gastos com a verba indenizatória vão ser divulgados na internet a partir de abril. A decisão é igual à tomada pela http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/17/camara+vai+disponibilizar+detalhes+sobre+verba+indenizatoria+em+45+dias+4104947.htmlCâmara dos Deputados no mês passado.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Da mesma maneira que a Câmara fez, seguiremos o mesmo ato. Vamos dar total transparência à verba indenizatória, disse Sarney.

A verba indenizatória é de R$ 15 mil mensais e serve para que o parlamentar pague despesas diversas, como locomoção, assessorias, custos do escritório político e divulgação do mandato, entre outros gastos.

Atualmente, o site do Senado só divulga o quanto foi gasto por cada parlamentar em cada uma das rubricas. Por isso, sabe-se que determinado senador gastou, por exemplo, R$ 1 mil com combustíveis, mas não se sabe em que dias foram realizados os gastos e nem onde.

A publicação dos gastos da verba a partir de abril vai trazer informações detalhadas da compra, contando inclusive com o CNPJ da empresa que recebeu os recursos públicos.

Sobre a possibilidade de extinção da verba, assunto que vem sendo debatido tanto na Câmara quanto no Senado, Sarney disse que a matéria é delicada e necessita tanto de um novo sistema quanto de vontade política das duas Casas para sua realização.

    Leia tudo sobre: senado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG