Senado tem R$ 3,7 milhões fora da conta única, diz senador

BRASÍLIA - O senador Renato Casagrande (PSB-ES) entregou um ofício, nesta quarta-feira, ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), revelando a existência de contas paralelas em nome do Senado com saldo que somam R$ 3,7 milhões. De acordo com ele, as duas contas, uma corrente e outra de poupança, estão fora da Conta Única do Tesouro Nacional, por onde deveriam passar todos os recursos do Senado.

Severino Motta, repórter em Brasília |

No ofício, o senador pede o fechamento das contas e uma investigação sobre suas movimentações financeiras. Trata-se de ocorrência preocupante, mormente diante da grave situação administrativa por que passa nossa instituição, diz o documento.

Agência Brasil
Casagrande apresentou o ofício
Casagrande ressalta que a existência de contas paralelas contorna todos os meios disponíveis de averiguação das movimentações financeiras e pagamentos. É um risco inteiramente desnecessário, alega. O senador também disse que a identificação de tal conta foi feita no relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a administração do Senado.

O parlamentar ainda diz que, caso as contas não sejam encerradas, há risco de mais um grave abalo à imagem da Casa, já tão prejudicada no momento presente.

Além de pedir o fechamento das contas e a investigação com base nos extratos, Casagrande pede ao presidente a edição de norma para impedir que novas contas paralelas sejam abertas em nome da instituição.

Comissão

Após receber o ofiício, José Sarney determinou a abertura de uma comissão de sindicância para investigar a existência de contas na Caixa Econômica Federal.

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que "aparentemente" as contas bancárias  não tiveram movimentações recentes . Ele evitou qualquer posicionamento sobre o assunto até que tenha o resultado das investigações.

Leia mais sobre: Senado

    Leia tudo sobre: brasiliacontas públicassenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG