Senado sabatina Ministro José Múcio para vaga no Tribunal de Contas da União

BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sabatina nesta terça-feira o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro Filho (PTB), para vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Múcio foi indicado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

Segundo a assessoria do relator da ação, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) deve apresentar parecer favorável a Múcio para a cadeira do ministro Marcos Vilaça, aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos.

Múcio deverá ter aprovação tranquila . Parlamentares da base e da oposição devem considerar as boas relações que o deputado federal licenciado mantém, tanto nas bancadas da oposição quanto do governo, e o seu perfil para ocupar o TCU, classificado por alguns como um tribunal político.

A aprovação ao nome de Múcio será dada pela maioria simples dos 27 membros da comissão. Na sequência, a indicação será submetida à votação secreta no plenário do Senado.

O ministro poderá ficar no cargo por até nove anos, uma vez que o convite foi feito após Múcio completar 61 anos de idade.

Mais sabatina

O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) também será sabatinado no Senado.

Nesta quarta-feira, é a vez da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de examinar a indicação do presidente Lula, para substituir o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que faleceu em 1º de setembro.  Assim como Múcio, a confirmação da indicação de Toffoli sairá após a votação em plenário do Senado.

Desde 2003, esta é a oitava indicação de Lula para a corte, composta por 11 ministros. O presidente já indicou Cézar Peluso, Carlos Ayres Brito, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Menezes Direito.

No entanto, a expectativa na Casa Legislativa é de que a sessão seja menos tranqüila que a de Múcio, devido a denúncias recentes atribuídas a Toffoli.

(*com informações do Congresso em Foco)

Leia mais sobre Múcio

    Leia tudo sobre: mucio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG