181 diretores trabalham no quadro administrativo do Senado, alguns como ¿diretor da garagem¿, e ¿diretor de autógrafos em atas¿. Até hoje, porém, entre coordenadorias, diretorias e secretarias, apenas oito estruturas administrativas foram extintas pelo Senado." / 181 diretores trabalham no quadro administrativo do Senado, alguns como ¿diretor da garagem¿, e ¿diretor de autógrafos em atas¿. Até hoje, porém, entre coordenadorias, diretorias e secretarias, apenas oito estruturas administrativas foram extintas pelo Senado." /

Senado promete demissão de 50 diretores, mas servidores continuam nos cargos

Há exatas duas semanas, o primeiro-secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), anunciou a exoneração de 50 servidores ocupantes de cargos de diretorias e outros postos com igual status. A decisão foi tomada após repercussão da notícia de que http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/03/19/com+181+diretores+senado+quer+cortar+total+pela+metade+4917944.html target=_top181 diretores trabalham no quadro administrativo do Senado, alguns como ¿diretor da garagem¿, e ¿diretor de autógrafos em atas¿. Até hoje, porém, entre coordenadorias, diretorias e secretarias, apenas oito estruturas administrativas foram extintas pelo Senado.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Se todos os 50 servidores fossem exonerados dos cargos de chefia, a economia mensal seria de R$ 400 mil aos cofres públicos ¿ ou R$ 4,8 milhões ao ano. Sendo assim, nas duas semanas que os diretores permaneceram no cargo, cerca de R$ 200 mil foram gastos com administrações consideradas desnecessárias.

A reportagem do Último Segundo/Santafé Idéias analisou todos os Boletins de Pessoal do parlamento entre os dias 20 de março - dia no qual Heráclito anunciou as exonerações - e 3 de Abril (esta sexta-feira) em busca dos 50 nomes anunciados, mas não os encontrou. Ou seja: nenhum dos diretores que tiveram a perda da função prometida foi demitido, dispensado e nem ao menos realocado em outros setores da administração do Senado.

No boletim do dia 30 de março, segunda-feira, foi publicada a extinção das Subsecretaria de Planejamento e Execução de Convênios, Coordenação de Análise de Notícias e Secretaria de Advocacia do Senado, estruturas que eram chefiadas, respectivamente, pelos funcionários Andréa Góes Bakaj Rezende, Sonibel Pastrana Pereira Rabelo e Antônio Carlos Costa Santos. Mas, apesar da publicação do ato de extinção destes órgãos, não é informado no Boletim para qual nova atribuição os servidores foram designados.

Ainda no dia 30 de março, foram publicadas as extinções de outras cinco repartições: Subsecretaria de Divulgação e Integração (Secretaria de Comunicação Social); Subsecretaria de Treinamento e Logística (Secretaria de Polícia do Senado); Diretoria-Geral Adjunta na Diretoria-Geral; Subsecretaria de Apoio Técnico (Secretaria Especial de Editoração e Publicação); e Diretoria-Adjunta do Instituto Legislativo Brasileiro.

A reportagem pesquisou entre a lista dos 50 servidores a serem exonerados e não encontrou nenhum que coincidisse com cargos de diretoria nestas cinco estruturas. Nos atos nos quais são extintas as secretarias e diretorias, também não é informado os nomes dos respectivos servidores responsáveis.

A reportagem telefonou para três secretarias incluídas na lista das 50 promessas de extinção - Secretaria de Cordenação Técnica e Relações Institucionais; Subsecretaria de Convergências Tecnológicas; e Subsecretaria de Obras. Em todas elas, os servidores responsáveis pela coordenação estavam trabalhando normalmente. 

Confira a lista de servidores, anunciada por Heráclito Fortes, que deveriam deixar funções de comando:

1 ¿ Antônio Helder Medeiros Rebouças (Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais)
2 ¿ João Roberto Pereira de Baere Júnior (Gabinete da Consultoria)
3 ¿ Francisco de Assis Freitas Pires de Sabóia (Subsecretaria de Administração Financeira)
4 ¿ Flávio Romero Moura da Cunha Lima (Subsecretaria de Anais)
5 ¿ Nina Lúcia de Lemos Torre (Subsecretaria de Registro a Reuniões de Comissões)
6 ¿ Andréa Góes Bakaj Rezende (Subsecretaria de Planejamento e Execução de Convênios)
7 ¿ Ricardo Macedo (Subsecretaria de Convergências Tecnológicas)
8 ¿ Francisco Guilherme Thees Ribeiro (Subsecretaria de Elaboração de Autógrafos e Redação Oficial)
9 ¿ Afonso Celso Vieira de Queiroz (Subsecretaria de Obras)
10 ¿ Denise Zaiden Santos (Subsecretaria de Pesquisas e Desenvolvimento de Estudos e Projetos)
11 ¿ José Milton de Moraes Neto (Subsecretaria de Polícia Ostensiva)
12 ¿ Alex Anderson Costa Nobre (Subsecretaria de Proteção as Autoridades)
13 ¿ Carlos Guilherme Fonseca (Subsecretaria de Publicações Oficiais)
14 ¿ Petrônio Barbosa Lima de Carvalho (Subsecretaria de Tecnologia da Informação)
15 ¿ Gerson de Souza Lima Filho (Secretaria Técnica de Eletrônica)
16 ¿ Leife Gonçalves Montalvão (Secretaria Técnica de Eletrônica)
17 ¿ Antônio Carlos Amorim da Costa (Gabinete da Secretaria de Assistência Médica e Social)
18 ¿ José Neves de Araújo (Subsecretaria de Legislativa Brasileira)
19 ¿ Paula Cunha Canto de Miranda (Diretoria Geral Adjunta)
20 ¿ Marcos Antônio Kohler (Presidência do Senado)
21 ¿ Sonibel Pastrana Pereira Rabelo (Coordenação de Análise de Notícias)
22 ¿ Nilo Amaro Bairros dos Santos (Coordenação Rádio Agência)
23 ¿ Cláudia Dias Costa França (Coordenadora de Comunicação Institucional)
24 ¿ Aricelso Lopes (Coordenador de Atividade Policial)
25 ¿ Francisco Carlos Melo Farias (Coordenador de Apoio Aeroportuário)
26 ¿ Elias Lyra Brandão (Coordenação de Administração de Residências Oficiais)
27 ¿ Antônio Carlos Nogueira Filho (Coordenação de Pesquisas e Apoio Técnico)
28 ¿ Ronaldo Wagner Carmona (Gabinete da Secretaria Especial de Editoração e Publicações)
29 ¿ Claudionor Moura Nunes (Subsecretaria de Apoio Técnico)
30 ¿ Rui Oscar Janiques (Subsecretaria de Atendimentos aos Gabinetes de Senadores)
31 ¿ Cláudio Silva Miranda (Subsecretaria de Antendimento de Informações Administrativas Especiais)
32 ¿ Marcos Aurélio Correia (Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais)
33 ¿ Luciana Duarte de SantAnna Xavier (Subsecretaria de Documentação e Arquivo)
34 ¿ José Dantas Filho ¿ Subsecretaria de Planejamento e Fomento (Subsecretaria de Planejamento e Fomento)
35 ¿ Edson Luiz Abrego ¿ Subsecretaria de Gestão de Documentos (Subsecretaria de Gestão de Documentos)
36 ¿ Sidnei José Kronemberger (Subsecretaria de Instalações Especiais)
37 ¿ Flávio Roberto de Almeida Herringer (Subsecretaria de Redação da Ordem do Dia)
38 ¿ Antônio Alberto de Carvalho (Subsecretaria de Arquivo Permanente)
39 ¿ Paulo Elisio Brito (Subsecretaria de Administração Patrimonial)
40 ¿ Maria de Fátima Araújo (Secretaria de Estágios)
41 ¿ Antônio Carlos Costa Santos (Secretaria de Advocacia do Senado)
42 ¿ Antônio Marcos Mousinho Souza (Coordenadoria de Processos Judiciais)
43 ¿ Edna de Souza Carvalho (Secretaria Técnica Eletrônica)
44 ¿ Helena Celeste Ribeiro Lustosa Vieira (Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Institucionais)
45 ¿ Maria de Fátima Campos Ribeiro (Subsecretaria de Pessoal Inativo)
46 ¿ Pedro Enéas Guimarães Coelho Mascarenhas (Gabinete da Subsecretaria de Infra-Estrutura Tecnológica)
47 ¿ Carlos Alberto Campos Marques (Gabinete de Coordenação e Execução)
48 ¿ Paulo Fernando dos Santos Moniz (Gabinete de Coordenação e Execução)
49 ¿ Edmilson Ferreira da Silva (Gabinete de Coordenação e Execução)
50 ¿ Cristiane Tinoco Mendonça (Gabinete de Coordenação e Execução)

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