Senado já demitiu 77 por nepotismo

BRASÍLIA - O Senado exonerou nesta quarta-feira mais 12 funcionários pela prática de nepotismo. Com as novas demissões sobe para 77 o número total de desligamentos. Destes, 46 são parentes de senadores e 31 de funcionários da Casa que ocupam cargos de chefia. Na edição do boletim também consta o afastamento do servidor Alberto Cascais do cargo de advogado-geral do Senado. Ele escreveu o enunciado, aprovado por unanimidade pela Mesa Diretora, que abriu brecha para alguns casos de nepotismo.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Apesar da perda do cargo em comissão, Cascais segue como funcionário de carreira do Senado. Seu antigo adjunto na Advocacia, Ralph Campos de Siqueira, também foi exonerado. O enunciado proposto por Cascais e aprovado pela Mesa na semana passada, permitia que parentes de senadores contratados antes da posse do parlamentar pudessem permanecer nos cargos.  

Devido a grande repercussão negativa da decisão, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), enviou o texto aprovado pelos senadores para o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, que condenou o documento e ingressou com uma reclamação no Supremo contra o nepotismo no Senado. Por isso o boletim também revoga a decisão da Mesa baseada no enunciado de Cascais. 

Senador

Das demissões anunciadas nesta quarta, somente uma é relacionada à parentes de senador. No caso, foi exonerada a sobrinha de Jayme Campos (DEM-MT). As outra 11 dizem respeito a parentes de funcionários que ocupam cargo de chefia ¿ o que também é vetado pela Súmula Vinculante do Supremo que proibiu o nepotismo nos três poderes. 

No boletim há ainda douas outras exonerações. Uma delas não é relacionada ao nepotismo, a outra diz respeito a outra demissão de servidor do gabinete do senador Jayme Campos. Procurado pela reportagem o gabinete não se manifestou sobre o assunto.

Leia mais sobre: nepotismo

    Leia tudo sobre: nepotismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG