Senado debate revogação de mandatos e veto popular a leis nesta quinta-feira

O direito de os eleitores revogarem mandatos políticos e vetarem leis poderá ser adotado no Brasil se aprovada proposta de emenda à Constituição do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Instrumentos de democracia participativa, a revogação de mandatos e o veto popular serão debatidos nesta quinta-feira (24/09) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com a presença de juristas e cientistas políticos.

Redação com Agência Senado |

O direito de revogação também é conhecido na gíria política como recall, palavra de origem inglesa que quer dizer exatamente revogação. O termo tem sido bastante utilizado no Brasil por montadoras de automóveis para alertar proprietários de carros com defeitos de fábrica. O mecanismo em discussão nesta quinta-feira, entretanto, seria um direito a ser exercido pelo eleitor que considerasse ruim a atuação do político que elegeu.

Para explicar o que é o direito de revogação, Valadares cita texto no qual o cientista político e jurista Paulo Bonavides afirma que esse é um "mecanismo excepcional de ação efetiva do povo sobre as autoridades, permitindo-lhe pôr termo ao mandato efetivo de um funcionário ou parlamentar, antes da expiração do respectivo prazo legal".

Já o veto popular, ainda segundo Bonavides, "é a faculdade de que é titular o eleitorado de se manifestar coletivamente contrário a determinada medida governamental ou lei já devidamente aprovada ou em vias de ser efetivada".

A proposta tramita em conjunto com outras duas propostas de emenda à Constituição (PECs). A primeira, apresentada pelo então senador Jefferson Péres, prevê o plebiscito de confirmação de mandato dos representantes do povo eleitos em pleito majoritário (presidente da República, governador, prefeito e senador). A segunda, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), institui o referendo revogatório do mandato de Presidente da República e de congressista.O relator das PECs é o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Leia mais:


Leia mais sobre: veto popular  - revogação de mandatos

    Leia tudo sobre: revogação de mandatosenadoveto popular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG