Senado dará continuidade à extinção de cargos, diz 1º secretário

BRASÍLIA - Na tentativa acabar com a crise administrativa que vem enfrentando, o Senado dará continuidade à política de extinção de cargos de diretoria na próxima semana, segundo o 1º secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI). Ontem, o parlamentar anunciou a extinção de 50 das 181 diretorias do Senado.

Valor Online |

"Semana que vem vai continuar. Precisamos enxugar essa máquina", disse. "E vamos reduzir para um número tradicional", comentou Heráclito, sem revelar qual seria esse total. "Essa não é uma decisão isolada. É uma decisão da Mesa Diretora", completou, afirmando que a Fundação Getulio Vargas (FGV), contratada para passar um pente fino na Casa, irá definir o número ideal de diretores no Senado.

A lista com os nomes dos 50 diretores que serão exonerados na primeira etapa deve sair ainda hoje.

Heráclito Fortes também determinou o recolhimento dos veículos de representação que estejam à disposição de diretores do Senado, exceto os da Diretoria-Geral e da Secretaria-Geral da Mesa. "Não sei quantos automóveis existem, mas os carros foram recolhidos e semana que vem iremos tomar as medidas cabíveis", acrescentou.

A contratação dos candidatos aprovados no concurso do Senado no ano passado também está entre as determinações. A ideia é substituir os terceirizados na Casa. "Os concursados saem mais barato que os terceirizados", afirmou o senador. As empresas de terceirização também enfrentam denúncias de que diretores estariam usando sua influência para contratar parentes por meio dessas empresas.

Heráclito disse que também mandou suspender a construção de uma cela nas dependências do Senado, que estava sendo feita para deter pessoas que cometessem crimes dentro da Casa. A obra seria parte das reformas para ampliar a estrutura da Polícia Legislativa e, segundo reportagem da "Folha de S.Paulo", estaria orçada em R$ 569 mil. "Mandei suspender a obra por cautela", explicou o 1º secretário.

(Agência Brasil)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG