Senado confirma nomeação de ex-namorado da neta de Sarney

BRASÍLIA - O Senado convalidou o ato que nomeou Henrique Dias Bernardes, ex-namorado de uma neta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para um cargo no serviço médico da Casa. Em gravações feitas pela Polícia Federal e reveladas em reportagem do Estado, Sarney aparece intercedendo pela contratação do rapaz, que acabou nomeado dias depois por ato secreto.

Agência Estado |

Além da nomeação de Bernardes, o Senado decidiu convalidar nesta quinta-feira outras 19 contratações que haviam sido feitas por ato sigiloso, de acordo com informação da assessoria de imprensa da Diretoria-Geral do Senado.

As convalidações dos atos pelos quais foram nomeados Henrique Dias Bernardes e os outros 19 servidores devem ser divulgadas no sistema de publicação do Senado amanhã. Ao todo, 65 atos secretos que tratavam de nomeação de servidores já foram convalidados.

AE
Foto de arquivo. Henrique Dias Bernardes (à esquerda, com o celular na boca), ex-namorado de Maria Izabel, neta de Sarney (c), ao lado do ex-diretor do Senado Agaciel Maia (d), durante casamento de sua filha
Os funcionários foram mantidos nos cargos porque, segundo regra da próprio Senado, os senadores ou chefes responsáveis pelas vagas dos servidores nomeados por ato secreto poderiam requisitar a garantia da vaga, bastando para isso que enviassem ofício à Diretoria-Geral. Haroldo Tajra, diretor-geral do Senado, já havia informado que a maioria dos servidores, entre eles Henrique Dias Bernardes, deveria ser mantida no quadro de funcionários da Casa. 

Leia também:


Leia mais sobre: Crise no Senado

    Leia tudo sobre: brasiliasarneysenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG