Senado aprova nome de Roberto Gurgel para procurador-geral da República

BRASÍLIA ¿ O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, por sessenta votos a cinco, o nome de Roberto Monteiro Gurgel Santos para o cargo de procurador-geral da República. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gurgel foi sabatinado hoje pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O novo Procurador substitui Antonio Fernando de Souza, que deixou o posto no último dia 28.

Carollina Andrade, repórter em Brasília |

Nesta tarde, Roberto Gurgel informou que buscará ampliar canais de interação com o Congresso. Darei prioridade para ampliação de espaços de interlocução institucional, em especial canais de interação com a atividade parlamentar, buscando identificar demandas e percepções de senadores e deputados, visando a contribuir com o aperfeiçoamento do processo legislativo e das atividades de controle, disse ele.

Agência Brasil
Senado aprova indicação de Roberto Monteiro Gurgel Santos

Vice-procurador-geral da República desde julho de 2004, Gurgel era o primeiro da lista tríplice encaminhada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Em votação da associação, Gurgel apareceu como favorito com 482 votos, seguido de Wagner Gonçalves (429 votos) e Ela Wiecko (314 votos).

Perfil

Nascido em Fortaleza, Gurgel formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como advogado no Rio de Janeiro e em Brasília, antes de ingressar no Ministério Público, em 1982, por concurso público. Especialista na área criminal, ele presidiu a ANPR entre 1987 e 1989.

Leia mais sobre: procurador-geral da República

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG