Seminário em SP traz análises sobre serviços de planos de saúde

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove entre hoje e amanhã o I Seminário de Pesquisas em Saúde Suplementar, que reúne os Centros Colaboradores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro é apresentar os levantamentos que vem sendo realizados sobre o que é oferecido pelos planos de saúde privados nas regiões de São Carlos e Campinas, interior paulista.

Agência Estado |

Uma das pesquisas apresentadas durante o seminário foi realizada em 2006 com pacientes de doenças do coração, as cardiopatias. Os estudos observaram os serviços dos planos de saúde oferecidos a esses pacientes e apontaram propostas que poderiam complementar os atendimentos, como exames de acompanhamento após procedimentos cirúrgicos.

Segundo professor do curso de medicina da universidade, Giovanni Gurgel, esses estudos não são para avaliar os planos. "Nossa premissa é observar e acompanhar o que está sendo realizado e ofertado pelos planos de saúde privados para orientar a atuação da Agência Nacional no que diz respeito à regulação de regras e fiscalização das empresas prestadoras."

Outros estudos estão em andamento no Centro Colaborador de São Carlos, chamado de Quíron. Será finalizada neste ano pesquisa sobre atendimento domiciliar prestado pelas empresas dos planos particulares aos pacientes com doenças crônicas ou em fase terminal. E, até 2009, será concluída uma observação sobre os serviços oferecidos de pós-internação aos pacientes de doenças cardiovasculares.

Os Centros Colaboradores foram criados para otimizar o trabalho da ANS, em 2006, em diversas regiões do País. Pesquisadores e profissionais da Saúde ficam responsáveis por desenvolver estudos que abasteçam a ANS com informações que podem ser utilizadas no serviço de regulação e fiscalização dos planos de saúde particulares.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG