Semana de saúde alerta para riscos do câncer de mama

A Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, iniciada hoje, este ano terá como mote a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é a principal causa da morte de mulheres no Brasil, mas, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chance de cura.

Agência Estado |

A madrinha da campanha de 2009 é a atriz Giovanna Antonelli: "Sou mãe, mulher e fico feliz de poder incentivar as pessoas a fazerem a prevenção", disse ela. As duas maneiras de se fazer um diagnóstico precoce são por meio do autoexame e da mamografia, que deve ser feita anualmente pelas mulheres acima de 40 anos ou àquelas que têm histórico familiar da doença.

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Ricardo Chagas, explicou que, além dos exames, a prevenção pode ser feita com cuidados básicos de saúde, que envolvem desde uma alimentação equilibrada, atividades físicas e baixo consumo de bebida alcoólica. "Recentemente alguns estudos importantes mostram que as terapias de reposição hormonal também aumentam a chance de desenvolvimento de tumores na mama", afirmou.

Segundo o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santini, existe uma tendência de aumento do câncer de mama, principalmente no Sul e Sudeste. "Em 20 anos, o número de casos e de mortes dobrou. A estimativa é de 49 mil novos casos por ano, com 10 mil mortes."

Mudanças na lei

Este ano, a lei número 11.664 garantiu às brasileiras acima dos 40 anos o acesso gratuito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o IBGE, 49,7% das mulheres nunca fizeram uma mamografia. A importância desse exame foi o tema da campanha do ano passado.

O problema agora é a má distribuição dos mamógrafos pelo território nacional. Segundo dados do Cadastro Nacional dos Equipamentos de Saúde (CNES), atualizado em agosto, a região Sudeste têm 703 mamógrafos que atendem pelo SUS, enquanto a região Norte tem 72 e o Estado do Acre apenas um.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG