Snow , de Aida Begic - Brasil - iG" /

Semana da Crítica recompensa Snow , de Aida Begic

O Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica, que busca desbravar novos territórios com filmes de novos diretores, foi entregue, nesta sexta-feira à noite, em Cannes, a Snow, primeiro filme da bósnia Aida Begic, entre os sete longas em competição.

AFP |

"Snow", cuja ação acontece em 1997, acompanha seis mulheres, um avô, quatro meninas e um garoto mudo, que vivem em Slavno, cidade bósnia devastada pela guerra.

Quando as primeiras nevadas ameaçam isolá-los do mundo, colocando sua vida em risco, dois empresários lhes propõem deixar suas casas em troca de uma grande quantia em dinheiro.

Nascida em Sarajevo, em 1976, e formada na Sarajevo Academy of Performing Arts, Aida Begic fez dois curtas-metragens: "First death experience", apresentado na seleção oficial da seção Cinéfondation, em Cannes 2001, e "North went mad".

Junto com sua associada Elma Tataragic, fundou sua própria produtora, a Mamafilm.

O Grande Prêmio da Semana da Crítica, a mais antiga seção paralela do Festival de Cannes, é concedido pelos jornalistas que votam ao final de cada projeção dos sete longas da seleção. O diretor escolhido ganha um prêmio de 5.000 euros.

Ainda dentro da "Semana", o Prêmio da SACD (Sociedade dos Autores Compositores Dramáticos) foi para "Moscow Belgium", de Christophe Van Rompaey, que vai levar 3.000 euros.

O Grande Prêmio Canal+ de melhor curta ficou com "Next floor", de Denis Villeneuve. Nessa categoria, os direitos do filme premiado são comprados para difusão na TV, e o cineasta vencedor também recebe 6.000 euros.

Criada em 1962, a Semana da Crítica viu a estréia de grandes nomes do cinema, como Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Wong Kar-wai, Jacques Audiard, Gaspar Noé, Arnaud Desplechin e François Ozon.

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Leia tudo sobre: festival de cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG