Semana começa com sol na Região Sul do País

Alerta para a região Centro-Oeste onde a umidade relativa do ar continua baixa. Na Grande São Paulo a temperatura chegou a 26ºC

iG São Paulo |

O sol voltou a aparecer na Região Sul do País, principalmente no Rio Grande do Sul, no começo desta semana, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar do sol, as temperaturas estão em baixa na região. A massa de ar polar que voltou a atuar sobre o Rio Grande do Sul e pode provocar temperaturas negativas na próxima madrugada em alguns pontos do Estado. Na Campanha e região Noroeste os termômetros devem ficar alguns décimos abaixo de zero.

AE
Imagem do sol sobre a capital paulista nesta segunda-feira na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul

O tempo seco que atingiu o Centro-Oeste do

País no fim de semana, deixando o nível de umidade do ar em torno dos 20% durante a tarde deste domingo, deve continuar por várias semanas na região, segundo a Climatempo.

Na região metropolitana de Cuiabá, em Mato Grosso, a umidade relativa do ar durante a tarde de ontem variou de 12% a 15%, conforme medição do aeroporto de Várzea Grande. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou índices de 14% em Rondonópolis e Campo Verde, e de 15%, em Itiquira.

Em Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar também chegou aos 15% em São Gabriel do Oeste, e a 16%, em Coxim. Na capital, Campo Grande, o maior índice de umidade do ar registrado foi de 42%.

Em Goiás, a seca e o calor também foram sentidos durante o fim de semana. A cidade de Goiânia teve o menor índice de umidade dentre todas as capitais do Centro-Oeste: 18%. Na região de Brasília, a umidade do ar chegou a 14% na tarde de sábado. O domingo foi menos seco, e o menor índice foi de 23%.

A semana se inicia com tempo instável na faixa leste da região Nordeste. Áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Acre, no oeste e no centro-norte do Amazonas, na faixa norte do Pará, em Roraima, no Amapá, no noroeste do Maranhão e na faixa norte entre o Ceará e Rio Grande do Norte.

De acordo com o CPTEC, a massa de ar seco seguirá atuando na parte central do País deixando o céu claro e com baixa umidade relativa do ar, principalmente, no centro-norte e no leste do Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Pará, no Tocantins, no sul do Maranhão e do Piauí, no oeste da Bahia e de Minas, no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo. Em Cuiabá, a previsão é de mínima de 18ºC e máxima de 36ºC. Em Brasília, a mínima é de 13ºC e a máxima de 25ºC.

São Paulo

O predomínio de sol favoreceu a elevação das temperaturas com máximas que chegaram aos 26ºC na Grande São Paulo. A umidade relativa do ar entrou em declínio e atingiu níveis próximos aos 30% no início desta tarde. No decorrer da noite a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade, mas ocorrem apenas chuviscos principalmente no período da madrugada que deve registrar mínimas próximas aos 16ºC.

A frente fria desloca-se fraca pelo oceano e causa apenas variação de nuvens, chuvas fracas e chuviscos na terça-feira, mas de qualquer forma este sistema serve para aumentar os índices de umidade e melhorar a qualidade do ar na Grande São Paulo. Ocorrem períodos de melhoria no decorrer do dia, porém as temperaturas não sobem muito com máximas atingindo os 21ºC. Na quarta-feira o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, entretanto ainda há condições para chuvas fracas e muito isoladas na Capital paulista. Os termômetros oscilam entre 16ºC na madrugada e 24ºC no período da tarde.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: previsão do temposão paulosul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG