Semana começa com chuva em grande parte do País

BRASÍLIA - A segunda-feira deve ser de chuva em grande parte do País, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Há previsão de temporais nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Agência Brasil |

Áreas de instabilidade devem atingir principalmente o litoral e o leste do Rio Grande do Sul, e as regiões sul e sudeste de Santa Catarina. A previsão é de pancadas de chuva no oeste e noroeste gaúchos, entre o nordeste e norte de Santa Catarina, no Paraná e em parte de Mato Grosso do Sul.

O governo catarinense retoma nesta segunda-feira o cadastro das famílias afetadas pelas chuvas no estado que têm direito a receber o chamado auxílio-reação. Cada família receberá até seis parcelas de R$ 415. De acordo com a Defesa Civil estadual, pelo menos 14 municípios do litoral sul do estado estão em situação de emergência por causa das chuvas recentes.

Tempo nublado e com pancadas de chuva também no norte de São Paulo. Em Minas Gerais, onde mais de 50 municípios já decretaram situação de emergência, inclusive a capital, Belo Horizonte, pancadas de chuvas deverão ocorrer durante a tarde, de acordo com o Cptec.

Para a Região Centro-Oeste e os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a previsão é de pancadas de chuva principalmente por causa do calor e da umidade, com possibilidade de queda de granizo. A chuva nesses locais, segundo o Cptec, deve ser acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas.

Emergência em Minas Gerais

O número de municípios mineiros em situação de emergência aumentou de 69 para 71. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Os dois novos municípios que decretaram situação de emergência são Belo Horizonte e Presidente Bernardes.

Até o momento, 35 cidades comunicaram situação de emergência para serem homologadas pelo governo estadual. Em todo o estado, há 106 cidades atingidas pelas chuvas.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG