BRASÍLIA - Pesquisa CNT/ Sensus, divulgada nesta segunda-feira, simulou oito cenários para sucessão presidencial em 2010, sem o presidente Lula. Todas as vezes que o candidato José Serra aparece na lista, ele fica em primeiro lugar, com média de 38% das intenções de voto. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/22/eu_nao_me_abalo_diz_lula_sobre_pesquisa_cntsensus_1932368.html target=_topEu não me abalo, diz Lula sobre pesquisa CNT/Sensus

Carol Nogueira
Governador de São Paulo, José Serra
Governador de São Paulo, José Serra
Os quadros com candidatos do PT, simulados com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, sempre apontaram os nomes do partido de Lula em último lugar nas intenções de voto. Em relação à última pesquisa CNT, porém, Dilma Rousseff teve aumento nas intenções de voto em todos os cenários.

Cenários

Na primeira lista, José Serra (PSDB) ficou em primeiro lugar com 38,1% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PSB), com 17,4%, Heloísa Helena (Psol), com 9,9% e Dilma Rouseff com 8,4%. Em abril deste ano, Serra tinha 36,4% da preferência. Ciro Gomes, 16,9%; Heloísa Helena, 11,7%; e Dilma 6,2%.

Sem José Serra dentre as opções, com Aécio Neves como candidato pelo PSDB, o mais bem votado seria Ciro Gomes, do PSB, com 24,9%. Em abril deste ano, Ciro tinha 23,5% da preferência. Aécio Neves abocanhou o segundo lugar, com 18,2%, contra 16,4% em abril. Em terceiro e quarto lugar ficariam Heloísa Helena, com 13,4% (eram 17,5% em abril); e Dilma Rousseff com 8,6% (7% em abril).

Com José Serra pelo PSDB e Patrus Ananias pelo PT, os resultados seriam: José Serra, 38,5%; Ciro Gomes, 19,6%; Heloísa Helena, 10,6%; Patrus Ananias, 2,7%. Troca-se Patrus Ananias por Marta Suplicy, e o cenário pouco se altera: José Serra, 37,9%; Ciro Gomes, 18,9%; Heloísa Helena, 10,4%; e Marta Suplicy, 5,9%.

O quinto cenário provocado pela CNT/Sensus traz apenas três candidatos, sem Ciro Gomes pelo PSB. José Serra lidera com 45,7% das intenções de voto, seguido por Helosísa Helena, com 12,5% e Dilma Rousseff com 10%.

A sexta opção tem Aécio Neves, pelo PSDB, em primeiro lugar com 22,4% da preferência. Heloísa Helena em segundo com 21,2% e Dilma Rousseff, em último, com 12,3%.

Por fim, o instituto Sensus simulou uma eleição entre José Serra, Heloísa Helena e Patrus Ananias. O governador de São Paulo é o favorito entre os entrevistados, com 45,3% dos votos. Heloísa Helena foi apontada por 15,4% dos entrevistados como a melhor candidata, enquanto Patrus Ananias recebeu 4% da preferência. 

Lula lidera pesquisa espontânea

Agência Brasil
Lula com a ministra Dilma
Lula com a ministra Dilma Rousseff/ arquivo
Mesmo não podendo concorrer ao terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a pesquisa na qual o entrevistado responde espontaneamente em quem votaria para presidente em 2010. Segundo a pesquisa CNT/Sensus, Lula teria 23,4% dos votos, enquanto o candidato tucano José Serra ficaria em segundo, com 6,7% dos votos.

Já o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, teria 3,3% da preferência e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PT, teria 1,9%. A pesquisa espontânea mostra ainda que a presidente do PSOL, Heloísa Helena, tem a preferência de 1,5% dos entrevistados. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e ex-governador Geraldo Alckmin teriam, cada um, 1,4% dos votos.

A pesquisa Sensus foi realizada entre 15 e 19 de setembro, com 2 mil eleitores de 136 municípios. A margem de erro é de 3%.

Mais sobre a pesquisa CNT/Sensus:

Leia mais sobre: pesquisa CNT/Sensus

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.