Selo da Anac vai informar espaço entre poltronas em aviões no Brasil

Os passageiros poderão contar a partir de março do ano que vem com uma nova informação para garantir uma viagem mais agradável. Ao adquirir um bilhete de viagem em voos domésticos ou internacionais, o usuário poderá escolher as aeronaves com maior espaço entre as poltronas. Uma etiqueta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificará o espaço útil nos aviões no momento da compra da passagem.

Agência Estado |

Divulgação
Selo da Anac

O Selo Anac, junto com a Etiqueta Anac, será exibido nos sistemas de venda de passagens e colada nos aviões das empresas aéreas brasileiras, informando a faixa que caracteriza o espaço útil em centímetros entre um assento e outro. Todas as companhias aéreas do Brasil que operam voos regulares com aviões acima de 20 assentos deverão obrigatoriamente utilizar a Etiqueta Anac para oferecer a informação sobre o espaço útil.

As companhias aéreas terão prazo até setembro de 2010 para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a ANAC e mais seis meses, no máximo, para adotar a etiqueta informativa no seu sistema de reservas de passagens. Dentro de um ano, os passageiros terão essas informações disponíveis de todas as principais companhias brasileiras que fazem voos comerciais.

Classificação

Serão cinco faixas para classificar o espaço útil entre as poltronas: A (mais de 73 centímetros), B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm). Cada aeronave classificada na categoria A receberá, além da Etiqueta, o Selo ANAC que atesta o melhor espaço útil oferecido no mercado.

Para a definição das faixas da etiqueta, a ANAC tomou por base a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.

Leia mais sobre: avião

    Leia tudo sobre: anac

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG