Seis Estados do Nordeste estão entre os 10 mais violentos do País

Dados do 5° Anuário Brasileiro de Segurança Pública abordam número de homicídios dolosos por 100 mil habitantes

iG São Paulo |

Seis Estados entre os 10 mais violentos do Brasil são da região Nordeste do País. Levantamento publicado no 5° Anuário Brasileiro de Segurança Pública aborda o número de homicídios dolosos (com intenção) a cada 100 mil habitantes nos anos de 2009 e 2010, a partir das ocorrências policiais registradas.

Leia também : Coluna de Paula Miraglia: Como avaliar os gastos em Segurança Pública?

Alagoas, com taxa de 68,2 em 2010, ficou em primeiro lugar entre os Estados do Nordeste, seguido da Paraíba (38,2), Pernambuco (36,4), Sergipe (33,8), Bahia (31,7) e Ceará (31,2). Os outros quatro Estados mais violentos são: Rondônia (35,1), Pará (33,2), Paraná (31,4) e Amazonas (30,2).

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira em Brasília durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A nova edição inova ao cruzar e analisar informações provenientes da Secretaria do Tesouro Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Sistema Único de Saúde e de secretarias estaduais de segurança pública.

Insegurança no Nordeste

O aumento dos crimes no interior, o avanço do tráfico de drogas e de armas e a melhora nos registros públicos são os principais fatores que explicam o aumento da insegurança na região Nordeste . Segundo o Mapa da Violência 2011, do Instituto Sangari e do Ministério da Justiça, a taxa de homicídios, dado mais confiável para medir a violência, subiu 74% na região de 1998 a 2008, de 18,5 para 32,1 casos por 100 mil habitantes. Com exceção de Pernambuco, que reduziu suas já elevadas taxas em 13,8%, os outros oito Estados registraram aumento expressivo dos assassinatos, com saltos que vão de 79,1% (Ceará) a 297% (Maranhão).

Leia outras notícias sobre segurança pública:

- Maioria dos brasileiros está insatisfeita com a segurança pública do País

- Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros

- Em 10 anos, Nordeste tem escalada de mortes violentas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG