Segurança é preso acusado de manter falso curso militar

O segurança Rafael Fernandes dos Santos, de 24 anos, foi preso na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, acusado de manter um falso curso de treinamento militar. Na ação, foram apreendidas armas e droga.

Agência Estado |

Ele foi detido na quinta-feira, mas o caso só foi revelado nesta manhã.

Segundo o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Rafael é ex-integrante das Forças Armadas, se identificava como tenente e ministrava aulas de defesa pessoal e estratégia de combate. O segurança, de acordo com o Deic, deixou as Forças Armadas em 2003, onde serviu na cidade de Caçapava, no Vale do Paraíba, e deu baixa como cabo.

O acusado alega que a ideia do curso surgiu há cerca de quatro anos, a partir de um contato com um oficial superior. Segundo o segurança, o militar prometeu a reincorporarão, caso ele demonstrasse conhecimento treinando uma equipe. O grupo preparado deveria se apresentar ao superior para efetivação na corporação.

Dessa maneira, Santos passou a recrutar interessados. O segurança também montou carteiras falsas de identidade militar, nas quais dava patentes para os integrantes. Parte do faturamento consistia em vender equipamentos - fardas e coturnos - a preços superfaturados, de acordo com a denúncia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG