Segundo foguete de treinamento é lançado com sucesso no Maranhão

BRASÍLIA - Foi realizado nesta quinta-feira, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o segundo lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte da operação denominada de FogTrein 1. O foguete teve a sua contagem regressiva realizada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, às 11h21.

Agência Brasil |

O lançamento encerrou as atividades da "Operação FogTrein I", cujo objetivo foi lançar e rastrear dois Foguetes de Treinamento Básico (FTB), tendo como finalidade principal o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal.

Além disso, com a operação, obteve-se dados para a qualificação e a certificação dos foguetes, além de manter a capacidade operacional técnica e logística do centro de lançamento.

O foguete alcançou 31.350 metros de altura, atingindo 4.100 quilômetros horários de velocidade e, após a sua trajetória, caiu a 14,5 quilômetros da costa, segundo o coordenador geral da "Operação FogTrein I", tenente-coronel-aviador Ricardo Rangel. O primeiro lançamento ocorreu na segunda-feira (10/08).

Também participaram do lançamento o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), major-brigadeiro-do-ar Ronaldo Salamone Nunes e o presidente da Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral.

Leia mais:


Leia mais sobre
foguete

    Leia tudo sobre: aeronáuticabrasilfoguete

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG