Segunda parte da Satiagraha já está concluída, diz Tarso

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta terça-feira que a segunda parte da operação Satiagraha já está concluída e vai ser encaminhada imediatamente à Justiça. Apesar do envio do material produzido pela nova equipe da Polícia Federal, que substituiu o delegado Protógenes Queiroz e que está refazendo o inquérito, Tarso informou que os policiais vão continuar trabalhando, e devem apresentar outras partes da Satiagraha em breve.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

    "O que eu posso dizer sobre esse inquérito do [Daniel] Dantas [preso na Satiagraha] é que um já está em andamento na Justiça, outro deverá estar em andamento imediatamente porque o trabalho já está finalizado, e outros ainda virão", disse.

    Tarso ainda frisou que a Satiagraha não fica prejudicada devido à mudança no comando do inquérito. Pelo contrário, o ministro alegou que os elementos probatórios perderam seus "vícios", deixando o inquérito mais consistente.

    "Essa equipe que trabalha na Satiagraha agora é totalmente técnica e não tem vínculos com o sistema investigativo anterior. Eles reconstituíram toda a estrutura probatória necessária para continuidade do inquérito. Isso não é um juízo antecipado sobre o que o inquérito já constatou, mas todos os elementos probatórios que estão sendo construídos agora estão livres de qualquer eventual vicio que tenha ocorrido na coleta de provas anterior", disse.

    Questionado se a Polícia Federal estaria protegendo o sócio do Opportunity, Daniel Dantas, neste novo inquérito, e tentando criminalizar o antigo responsável pela investigação, Protógenes Queiroz, Tarso disse que não.

    "Se isso acontecesse o inquérito do Daniel Dantas seria sufocado. O que fica comprovado é que ele está sendo refeito, não está sendo sufocado. O inquérito que está sendo feito em relação ao comportamento técnico do delegado Protógenes é um inquérito normal que vem da corregedoria da PF. Esses inquéritos vão chegar a uma conclusão", disse.

    Leia mais sobre: Satiagraha

    Leia também

      Leia tudo sobre: operação satiagraha

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG