Sede da Copa, Mato Grosso tem 71% das casas sem saneamento

Estudo revela que Estado também é um dos mais violentos da Amazônia Legal

Helson França, iG Mato Grosso |

Dos Estados que compõe a Amazônia Legal, Mato Grosso é o que possui o pior sistema de saneamento básico. Os dados fazem parte do estudo “Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010”, feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Além de Mato Grosso, fazem parte da Amazônia Legal o Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Amazônia Legal é uma área definida por lei e reúne os Estados que têm alguma porção da floresta.

O Estado, que tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Brasil, vai ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a pesquisa, 71% das moradias mato-grossenses ainda possuem fossas rudimentares ou outras formas de escoadouro. A mais comum é o despejo de esgoto sem tratamento em rios ou lagos.  A porcentagem está muito acima da média nacional e da própria Amazônia Legal. No Brasil, a média é de 30%. Na Amazônia Legal, de 49%. Isso agrava os problemas ambientais do Estado. Mato Grosso costuma aparecer sempre entre os três Estados que mais desmatam sua porção de floresta.

Violência

Mato Grosso também é o segundo com maior índice de violência.Com uma taxa de 31 homicídios para cada 100 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Pará (39 casos para cada 100 mil pessoas) no ranking dos Estados da Amazônia Legal que possuem os maiores índices de assassinatos. Os dados correspondem ao ano de 2008. Ainda naquele ano, 6.815 pessoas foram executadas na Amazônia Legal (14% dos assassinatos brasileiros em 2008). Assim, a taxa é de 25 homicídios para cada 100 mil habitantes, de acordo com a pesquisa.


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, por meio de uma nota, informa que já estão sendo traçadas metas de redução dos índices de criminalidade no Estado. A Sesp também ressalta que o projeto já é desenvolvido em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e, agora, será aplicado em Mato Grosso, num trabalho integrado das forças policiais para a redução da criminalidade.

    Leia tudo sobre: Mato GrossoAmazônia Legalsaneamento básicoPará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG