rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). A Secretaria estadual de Saúde (Sesdec) afirmou que, devido às suspeitas, ele está em casa em quarentena." / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). A Secretaria estadual de Saúde (Sesdec) afirmou que, devido às suspeitas, ele está em casa em quarentena." /

Secretário estadual de Saúde do Rio está com suspeita de ter contraído gripe suína

RIO DE JANEIRO - O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, está com suspeita de ter contraído o vírus da gripe suína, (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). A Secretaria estadual de Saúde (Sesdec) afirmou que, devido às suspeitas, ele está em casa em quarentena.

Redação |


    Divulgação
    Secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes

    Secretário estadual de saúde
    do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes

    Sérgio Côrtes teria começado a apresentar sintomas após voltar de viagem aos EUA nesta terça-feira (16/06). As pessoas que tiveram contato com ele também estão sendo monitoradas.

    O secretário estadual estaria como febre e dor no corpo. Amostras para análise laboratorial foram colhidas e o resultado dos exames deve sair ainda nesta sexta-feira (19/06). A mulher de Côrtes, que teria viajado com ele, o acompanha em casa enquanto aguardam o resultado do exame.

    A Sesdec afirma que a assistência ao secretário é a mesma oferecida aos demais casos suspeitos existentes hoje no País.

    Gripe no País

    Nesta quinta-feira (18/06), subiu de 109 para 114 o total de infectados pelo vírus da "gripe suína" no Brasil, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Dos cinco novos casos, dois estão no Espírito Santo, dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro.

    Duas transmissões ocorreram em território brasileiro, pois estes pacientes afetados tiveram contato com pessoas que vieram do exterior e haviam sido contaminadas.

    Novos 13 casos da doença haviam sido confirmados nesta quinta-feira no País: sete em São Paulo, cinco em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

    O ministério informa que, para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato próximo dos pacientes.

    Há 117 casos suspeitos de terem a doença no País e 522 descartados, segundo o Ministério da Saúde.

    Nesta quarta, o Ministério da Saúde informou que  o Brasil vai reforçar os estoques de kits de diagnóstico do vírus da "gripe suína.

    Leia mais sobre: gripe suína

      Leia tudo sobre: gripe suína

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG