RIO DE JANEIRO - O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, está com suspeita de ter contraído o vírus da gripe suína, (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). A Secretaria estadual de Saúde (Sesdec) afirmou que, devido às suspeitas, ele está em casa em quarentena.


    Divulgação
    Secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes

    Secretário estadual de saúde
    do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes

    Sérgio Côrtes teria começado a apresentar sintomas após voltar de viagem aos EUA nesta terça-feira (16/06). As pessoas que tiveram contato com ele também estão sendo monitoradas.

    O secretário estadual estaria como febre e dor no corpo. Amostras para análise laboratorial foram colhidas e o resultado dos exames deve sair ainda nesta sexta-feira (19/06). A mulher de Côrtes, que teria viajado com ele, o acompanha em casa enquanto aguardam o resultado do exame.

    A Sesdec afirma que a assistência ao secretário é a mesma oferecida aos demais casos suspeitos existentes hoje no País.

    Gripe no País

    Nesta quinta-feira (18/06), subiu de 109 para 114 o total de infectados pelo vírus da "gripe suína" no Brasil, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Dos cinco novos casos, dois estão no Espírito Santo, dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro.

    Duas transmissões ocorreram em território brasileiro, pois estes pacientes afetados tiveram contato com pessoas que vieram do exterior e haviam sido contaminadas.

    Novos 13 casos da doença haviam sido confirmados nesta quinta-feira no País: sete em São Paulo, cinco em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

    O ministério informa que, para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato próximo dos pacientes.

    Há 117 casos suspeitos de terem a doença no País e 522 descartados, segundo o Ministério da Saúde.

    Nesta quarta, o Ministério da Saúde informou que  o Brasil vai reforçar os estoques de kits de diagnóstico do vírus da "gripe suína.

    Leia mais sobre: gripe suína

      Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.