Secretário de Habitação dos EUA visita UPP no Morro Santa Marta, no Rio

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação dos Estados Unidos, Shaun Donavan, acompanhado do embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, e do cônsul norte-americano no Rio de Janeiro, Dennis Hearne, estiveram nesta terça-feira no Morro Santa Marta para conhecer a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada na comunidade da capital fluminense. Segundo Donavan, há interesse do governo dos EUA em colaborar com o projeto.

iG Rio de Janeiro com Agência Estado |

Marcelo Horn

Shaun Donovan caminha pelas ruelas do Santa Marta

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que o embaixador está conversando com o governo federal e o governo do Estado para acertar como seria a cooperação. A visita foi feita sob forte esquema de segurança. Além da Polícia Militar (PM), seguranças do governo norte-americano também acompanharam as autoridades.

Os países devem trabalhar sempre em parcerias para poder dar os próximos passos após a ocupação policial, que são educação, saúde, saneamento, infraestrutura, enfim, novos serviços públicos que consolidem a presença do Estado naquela comunidade, provendo-as de recursos e instrumentos sociais que existem em outros lugares da cidade, afirmou Donavan.

Diversas autoridades internacionais têm visitado o Morro Santa Marta nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, que desenvolveu, há alguns anos, uma política de tolerância zero à criminalidade em sua cidade, esteve no local.

Neste mês, visitaram a comunidade o atual ministro de Segurança de Israel, Yitzhak Aharonovitz, e o secretário de Segurança do governo alemão, Gerhard Schindler, na companhia de técnicos da área de segurança do interior da Alemanha.

Leia também:

Leia mais sobre: UPP

    Leia tudo sobre: morro santa martaupp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG