Secretário aprofunda mudanças na Polícia Civil de SP

A cúpula da segurança pública de São Paulo promoveu ontem mudanças nas chefias dos principais departamentos da Polícia Civil. Ao menos quatro delegados da capital e um do interior foram substituídos e/ou remanejados para outros cargos.

Agência Estado |

As trocas acontecem às vésperas de o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, completar seu primeiro ano no cargo.

Ao substituir Ronaldo Bretas Marzagão, em março de 2009, Ferreira Pinto fez uma série de mudanças na cúpula da Polícia Civil, nomeando inclusive um novo delegado-geral, Domingos de Paulo Neto. O objetivo era chacoalhar a instituição, bombardeada por acusações de corrupção. O secretário estabeleceu metas e queria ver os resultados para depois avaliar a necessidade de novos ajuste ou mesmo "promoções". É o que acontece agora.

O delegado Eduardo Hallage deixará o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) para assumir o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), unidade a que estão subordinadas os 93 distritos policiais da capital. Para o lugar de Hallage o escolhido foi Marco Antonio de Paula Santos, que também teve seu trabalho bem avaliado à frente do Decap.

O novo chefe do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), com jurisdição sobre delegacias e circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans) da região metropolitana, será o delegado Marcos Carneiro Lima.

O atual diretor do Demacro, Élson Alexandre Sayão, vai comandar o Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird), órgão que já chefiou por três anos. O novo encarregado pelo Departamento de Inteligência Policial (Dipol) será o delegado Edmur Luchiari, que estava na assistência policial da Academia de Polícia Civil.

Os trocas não se limitaram à capital. Para o Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (Deinter-9) foi escolhido Odovaldo Mônaco, que na década de 1990 esteve na Corregedoria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG