Secretaria de Saúde do Rio anuncia plano de combate à dengue

RIO DE JANEIRO ¿ A secretaria de Saúde e Defesa Civil, em parceria com o Sistema Fecomércio-RJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), anunciou nesta quarta-feira, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o plano de ação para identificar os níveis de incidência do mosquito da dengue e as regiões mais suscetíveis à propagação da doença no Rio de Janeiro.

Redação |



Acordo Ortográfico Dividida em três etapas, a campanha, que envolve 98 agentes, tem como ponto de partida uma pesquisa para avaliar o nível de conhecimento da população sobre os métodos de combate aos criadouros e ao mosquito, que será seguida por ações educativas de prevenção e pelo mapeamento da contaminação.

"O verão está chegando e, junto com ele, o calor e as chuvas. Tenho certeza de que se tivéssemos da prefeitura uma ação preventiva não estaríamos aqui com a Fecomércio agindo e já pedindo ao Hans [Dohmann, futuro secretário de Saúde] para formular para o município uma política de emergência no dia primeiro de janeiro", declarou o governador do Rio Sérgio Cabral.

O mapeamento da contaminação, desenvolvido com o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, tem por objetivo apontar as áreas mais suscetíveis à doença. Alunos de enfermagem farão a coletagem e a análise sorológica de análises sanguíneas recolhidas nas unidades do Senac-Rio, Sesc-Rio e Fecomércio-RJ.

Neste ano, o surto de casos de dengue no Rio de Janeiro afligiu cerca de 250 mil pessoas de todas as faixas etárias. Nesta quinta-feira, será realizada no Palácio Guanabara uma reunião comandada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e pelo futuro secretário de Saúde do município, Hans Dohmann, com o objetivo de estruturar uma estratégia de combate para evitar uma epidemia de dengue. O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, também estará presente.

Veja também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: defesadenguegovernadorrio de janeirosecretaria de saúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG