A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo está recrutando homens sadios da Grande São Paulo, com idade entre 28 e 44 anos, para participarem da pesquisa sobre Papiloma Vírus (HPV). O projeto fará parte de estudos que incluem, além de São Paulo, México e Estados Unidos.

Os interessados não podem ter tido verrugas nem câncer na região genital ou anal e têm de comparecer por quatro anos às consultas. Serão dez consultas clínicas, incluindo exame físico e análise laboratorial para HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e teste de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

As análises iniciais do estudo, coordenado pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, vêm indicando que dois em cada três homens apresentam a infecção pelo HPV. O estudo visa conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. Pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a infecção e doenças dela decorrentes, possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV, tanto em homens quanto em mulheres. Interessados em participar podem obter informações adicionais pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelo e-mail estudohpv@ludwig.org.br.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.