Secretaria de Joaçaba-SC confirma 6 casos de meningite

Todos os casos são em crianças de 2 a 11 anos. Escola ondem elas estudam estão com as aulas suspensas

AE |

selo

A Secretaria de Municipal de Saúde de Joaçaba, Santa Catarina, confirmou seis casos de meningite viral desde sexta-feira (21) em crianças de 2 a 11 anos. Outro caso foi registrado em Erval do Oeste, que faz limite com Joaçaba. As crianças estão internadas.

Leia também: 400 operários pedem demissão após colega morrer com meningite

Segundo Sônia Pozza, diretora de vigilância epidemiológica de Joaçaba, a forma viral de contágio é menos agressiva que a bacteriana. "Ela é contraída por contato físico e tem boa evolução para a cura. Não há motivo para pânico", disse ela, que lançou campanha de esclarecimento à população. No Estado, foram registrados 250 casos em 2011.

Por orientação do médico que acompanha as crianças, as duas escolas em que elas estudam tiveram suas aulas suspensas até segunda ordem. A meningite viral traz sintomas como febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, além de rigidez na nuca. Recomenda-se a limpeza das mãos e dos locais públicos, que devem ser ventilados.

Minas e Bahia

Uma multidão recebeu domingo (23) em Ouro Branco (MG) a vacina contra meningite C . A campanha foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde para conter um surto que neste ano matou três pessoas. Segundo o secretário de Saúde, Heraldo Belini, a vacinação é restrita à população com até 30 anos, porque nenhum dos pacientes estava acima dessa idade. Além dos moradores, a campanha é voltada para estudantes do câmpus da Universidade Federal de São João Del Rey e operários da Gerdau Açominas.

Na Bahia, o sétimo funcionário da Costa do Sauipe, complexo turístico no litoral norte da Bahia, a ser infectado pelo vírus da meningite C não tem mais os sintomas da doença, segundo a Secretaria de Saúde (Sesab).

    Leia tudo sobre: meningitesanta catarinacasos confirmados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG