O Museu da Imagem e do Som vai receber em agosto uma mostra de curta-metragem, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. Entre os dias 2 e 5 do próximo mês, o serão exibidos 11 filmes produzidos com verba concedida pelo governo de São Paulo por meio do Prêmio Estímulo de curta-metragem, criado para apoiar a realização de obras cinematográficas de curta duração.

Os filmes são os vencedores da edição de 2007.

"O Prêmio Estímulo é o mais antigo apoio à produção de curtas no País e uma efetiva possibilidade de início para novos talento", diz coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria, André Sturm. Em 40 anos, a ação revelou nomes como Carlos Reichenbach, Paulo Sacramento, Ana Carolina, Guilherme de Almeida Prado, Cao Hamburger, Beto Brant e Tata Amaral.

A mostra é composta por dois programas, que serão exibidos todos os dias, das 15h30 às 20h. O primeiro reúne seis curtas: "Samba de Quadra", "Teresa", "História de Umbigo", "Relicário", "Tristesse Robot" e "Elo". O segundo é composto por "Cocais, a Cidade Reinventada", "Zigurate", "Rec Pause", "Formigas" e "O Divino, de repente". Toda a programação é gratuita.

As inscrições para a edição 2009 do Prêmio Estímulo de Curtas-Metragens estão abertas até 1º de setembro. Serão selecionados 12 projetos de filmes de ficção, documentário ou animação, com até 15 minutos de duração. Cada projeto selecionado receberá prêmio no valor de R$ 80 mil, totalizando R$ 960 mil. O edital pode ser acessado no site www.cultura.sp.gov.br .

Mostra Prêmio Estímulo de Curta-Metragem - Lançamentos 2009 - Museu da Imagem e do Som - Auditório (lotação: 170 lugares). Avenida Europa, 158 - Jardim Europa. Telefone: (11) 2117-4777. De 2 a 5 de agosto. Abertura no dia 01, às 20h, somente para convidados. www.mis-sp.org.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.