Por Leslie Simmons INDIO, Califórnia (Hollywood Reporter) - Sean Penn está combatendo a guerra no Iraque, a pobreza e a situação dos sem-teto. Além disso, quer ajudar a salvar o meio ambiente. E está fazendo tudo isso de um ônibus.

O ator, que surpreendeu a muitos quando seu nome apareceu na programação do Festival de Música e Artes de Coachella Valley, realizado no fim de semana no sul da Califórnia, planejava embarcar num comboio de ônibus movidos a biodiesel e levar cerca de 300 pessoas numa viagem de 2.900 quilômetros, terminando em Nova Orleans.

O comboio idealizado por Penn, chamado Caravana Mãos Sujas, estava marcado para partir nesta segunda-feira. A expectativa é que chegue a Nova Orleans em 4 de maio, em tempo para o festival anual de jazz da cidade.

'Vejo isto como uma prestação de contas', disse Penn, que estava previsto para fazer duas participações em Coachella no domingo.

'Minha geração e as que a antecederam precisam reconhecer até que ponto inibimos a iniciativa dos jovens de hoje, que estão sedentos por transformações e são mais imaginativos e inteligentes que nós.'

Penn disse que vai simplesmente fornecer o transporte, mas que a caravana será dirigida pelos jovens. 'A Caravana Mãos Sujas quer dar poder aos jovens para eles defenderem aquilo em que acreditam', disse.

Enquanto os ônibus movidos a biodiesel percorrem cidades americanas, o plano é que os membros da caravana se ofereçam para trabalhar como voluntários para organizações locais ou para fazer qualquer coisa que se sintam inspirados a fazer.

Tendo como meta 'encorajar os indivíduos a tomar atitudes individuais', a caravana vai parar em campings, onde fará encontros com músicos, artistas, ativistas, cineastas e palestrantes convidados.

'Convidei Sean a falar em Coachella, e ele levou a coisa um passo além e me propôs esta idéia', disse Paul Tollett, organizador do festival Coachella. 'A equipe inteira do Coachella está emocionada com o lançamento desta viagem no festival deste ano.'

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.