SC precisará de R$ 10 mi para reconstruir cidades

Volume de chuva no Estado de Santa Catarina é o maior para abril desde 1998

iG São Paulo |

A Defesa Civil de Santa Catarina estima que Santa Catarina precisará de R$ 10 milhões para reparar os prejuízos causados pelas chuvas e ajudar as famílias atingidas. O pedido será enviado pelo governo estadual ao Ministério da Integração Nacional depois que os municípios concluírem os relatórios de danos.

Subiu para 38 o número de cidades em emergência no Estado por conta das chuvas. Comparando o total de chuva de abril deste ano com as séries históricas de alguns municípios, verifica-se, segundo a Defesa Civil, que desde 1998 não se tinha um abril com um volume de chuva tão elevado em Santa Catarina.

iG São Paulo
Chuvas causam alagamentos em Blumenau, Santa Catarina

Levantamento da Defesa Civil mostra que chega a 168.900 o total de pessoas afetadas pelas chuvas. Deste total, 832 ficaram desabrigadas - aquelas que perderam tudo e precisam de abrigos públicos - e 6.725 estão desalojadas - aquelas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares.

Segundo a Defesa Civil, o grande volume de chuva, registrado de 20 a 26 deste mês, superou as médias mensais de abril - especialmente no oeste, meio-oeste e norte do Estado, onde o total de chuva dos últimos dias ficou entre 200 milímetros e 300 milímetros. Em Itapiranga, o registro foi de 402,5 milímetros.

Em 1998, os volumes de abril superaram os de abril de 2010 na maior parte das estações: foram 288,2mm em Lages, 397,1mm em Campos Novos e 471,8mm em Matos Costa. Já em municípios como o de Caçador, os 276mm registrados neste abril de 2010 foram recorde para toda a série histórica da estação, em funcionamento desde 1942.

De acordo com informações da Defesa Civil, assim como ocorreu em 1998, o outono de 2010 está sob a influência do El Niño, fenômeno responsável pelo aumento no volume de chuvas e eventos extremos no Estado e em todo o Sul do Brasil.

    Leia tudo sobre: chuvaSanta Catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG