Io, Don Giovanni em Roma - Brasil - iG" /

Saura apresenta o novo filme Io, Don Giovanni em Roma

O célebre cineasta espanhol Carlos Saura apresentou nesta terça-feira, no Festival de Cinema de Roma, o filme Io, Don Giovanni, durante o qual se inspira na ópera em dois atos com música de Wolfgang Amadeus Mozart sobre o famoso personagem.

AFP |

Saura apresenta "um ensaio, uma visão pessoal", sobre a obra de Mozart e, principalmente, sobre o nascimento de uma de suas composições mais famosas e aplaudidas, Don Giovanni, estrelada em 1787 e considerada entre as melhores obras de arte jamais realizadas.

"Depois de 'Amadeus' de (Milos) Forman era difícil voltar a abordar Mozart", admitiu o cineasta, que já realizou numerosos filmes sobre obras e autores musicais, entre eles "Carmen" (1983), "Tango" (1998), "Goya em Bordeaux" (1999) e a recente "Fados" (2007).

O filme, uma co-produção ítalo-espanhola, é na realidade um livre retrato do poeta italiano Lorenzo da Ponte, autor del libreto de Don Giovanni, amigo do libertino Giacomo Casanova e, ao mesmo tempo, um artista que vivia na dissipação".

Da Ponte, um judeu veneziano convertido por obrigação ao cristianismo e que foi expulso pela Inquisição, conheceu Mozart em Viena, trabalhando com ele na peça de teatro e lírica encarregada pelo rei austríaco, depois do sucesso de As Bodas de Figaro.

O filme participa hors-concours do festival de Roma.

"Trata-se de uma versão historicamente não rigorosa", explicou Saura durante entrevista á imprensa de apresentação, no Auditorium de Roma.

Pela quinta vez Saura trabalha com o fotógrafo italiano Vittorio Storaro (premiado autor da fotografia de filmes como Apocalypse Now) que consegue, através da luz, da música e das sombras, "combinar realidade com fantasia, personalidade com criação para mostrar a simbiose entre o artista e sua obra", contou.

"Contar toda a vida de Da Ponte teria sido impossível e, por isso, decidi contar sua experiência com Mozart, a fase de criação de Don Giovanni", contou Saura.

kv/jo/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG