Saúde registra queda de casos de dengue em 2011

Segundo o ministério da Saúde, o registro de casos graves constatados no ano foi 69% menor

AE |

selo

O número de casos de dengue de janeiro a março foi 43% menor do que no mesmo período de 2010. A frequência de casos graves e de mortes provocadas pela doença também caiu. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o registro de casos graves constatados em 2011 foi 69% menor e o de mortes, 64% mais baixo do que no ano passado. 

"Temos de manter a atenção. De acordo com estatísticas, a curva da doença cai somente depois de maio", disse o ministro.

A detecção de casos de contaminação por vírus tipo 4 de dengue, na avaliação de Padilha, mostra apenas que o sistema de identificação dos laboratórios está funcionando de forma adequada. "As medidas preventivas são as mesmas. O importante é manter o cerco", disse.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, na segunda-feira, a circulação do vírus do tipo 4 da dengue no Estado. O caso, registrado pela primeira vez na região, foi identificado em uma moradora do município de São José do Rio Preto, interior do Estado, que passou por exames no instituto Adolfo Lutz. A paciente, cujo nome não foi divulgado, já está curada.

Até hoje, o Estado de SP tinha registrado a transmissão do vírus tipo 1, 2 ou 3. O secretário da pasta, Giovanni Guido Cerri, afirmou que a principal preocupação é o fato da população não estar imunizada para este vírus, mas ele enfatizou que não há risco para este ano. “Não esperamos epidemia do tipo 4 em 2011. Acabamos de identificar esta variação em meados de março e ainda estamos analisando a região onde houve o caso”, disse.

    Leia tudo sobre: denguedoençatipo 4

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG