Cidadania - Brasil - iG" /

Saúde Cidadania

Saúde & Cidadania Por Cecilia Nascimento CURSO GRATUITO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A Uni SantAnna, universidade na zona norte de São Paulo, está com inscrições abertas para o AlfaSan, programa de alfabetização de jovens e adultos. O curso é gratuito e aberto à comunidade.

Agência Estado |

Com duração de um ano, o curso de alfabetização inclui o conteúdo do Ensino Fundamental (1a a 4a séries), o material didático e o kit escolar com caderno, caneta, lápis e borracha. As aulas são ministradas por estudantes da Uni Sant'Anna dos cursos de Licenciaturas - Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática e Ciências Sociais -, sob supervisão de professores da instituição. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, ou pelo telefone (11) 2175-8000, ramal 8012 ou 8061 (Núcleo de Estágios Supervisionados da Uni Sant'Anna). As aulas, com início previsto para o dia 30 de setembro, serão às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 17h30, no campus Santana (Zona Norte).

Projeto AlfaSan - Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos
Inscrições: Segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.

Local: Núcleo de Estágios Supervisionados da Uni Sant'Anna
End: rua Voluntários da Pátria, 257 - próximo ao metrô Tietê.

Informações: (11) 2175-8000 - ramal 8012 ou 8061, das 10h às 21h.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE VAI ATÉ AMANHÃ
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra poliomielite até amanhã (15). Os menores de cinco anos devem ser levados aos postos de saúde para receber a dose de reforço. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite. No último sábado, foram vacinadas 2,5 milhões de crianças menores de cinco anos. Todas as regiões do Estado ficaram com cobertura acima de 80%. A meta é vacinar 95% das crianças, o que corresponde a 2,9 milhões de crianças.

HEMONÚCLEO DE JAÚ PRECISA DE DOADORES DE SANGUE COM URGÊNCIA
O Hemonúcleo Regional de Jaú (SP), que atende nove municípios e 11 hospitais da região, precisa de doações em caráter de urgência. Os principais tipos sanguíneos necessários ao suprimento da demanda são os de RH negativo. O Hemonúcleo Regional de Jaú funciona no Hospital Amaral Carvalho, das 7h30 às 16h, de segunda à sexta. Na quarta-feira, o horário de atendimento é estendido até as 20h. Aos sábados as doações podem ser feitas das 7h30 às 11h30. - Tel. (14) 3602-1356 - www.amaralcarvalho.org.br

DIA DO ENSINO RESPONSÁVEL 2009
A Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, promove no próximo domingo (27), o o Dia do Ensino Responsável 2009, ação idealizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Serão 5 ações nas áreas de saúde e bem-estar; direito e cidadania; e arte e cultura envolvendo diversos cursos e programas já existentes na Universidade: orientação para alimentação equilibrada, inclusão digital de deficientes visuais, atividades voltadas à saúde da mulher, simulação de chuva ácida no laboratório de Química, prevenção de diabetes, dicas de carreiras e profissões e para a solução de questões financeiras, apresentação teatral, palestras sobre diversos temas, recreação para crianças e atendimentos odontológico, fonoaudiológico e para quem deseja parar de fumar são algumas delas. Todas as atividades serão gratuitas e desenvolvidas por professores e alunos da Universidade. Os interessados em participar podem ir a um dos pontos citados no período das 9h às 13h. A programação completa das ações da UnG pode ser vista no site www.ung.br.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, que acontece neste sábado (26) será marcado com eventos de conscientização para os problemas da gravidez na adolescência em 70 países, entre eles, o Brasil. Aqui, será relançado o site www.vivasuavida.com.br , desenvolvido pela empresa Bayer Schering Pharma. O site orienta sobre sexualidade e métodos contraceptivos de forma clara e didática. Na seção "Está pensando em ter relações sexuais", o internauta pode ouvir as dicas do Dr. Jairo Bouer, especialista em sexualidade e comportamento na adolescência. O médico lembra os riscos de uma gravidez não planejada e mostra o que muda na vida dos jovens com a chegada de um bebê. Ele também aborda a importância do uso da camisinha para a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), as diferenças entre as pílulas anticoncepcionais e porque é importante que as garotas procurem o médico para a escolha do melhor método contraceptivo.

PALESTRA GRATUITA SOBRE DOR ONCOLÓGICA
O SIMBIDOR - Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor, considerado o maior evento da América Latina sobre as atualidades para o tratamento da dor crônica, acontece em São Paulo desde o dia 1o e, como parte do evento, serão realizadas uma série de palestras gratuitas, abertas ao público, no dia 03 de outubro, sobre dor oncológica. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 5904-3643 e as vagas são limitadas. Tendo como foco a dor oncológica, as palestras serão realizadas das 14:00 às 17:30 no anfiteatro do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Serão abordados os seguintes temas: Quando e por que o câncer dói?; Eficácias e limitações no tratamento antineoplásico; Como tratar a dor no câncer; O que mais podemos fazer?; e A dor invisível. Ao final das palestras será realizado um debate entre os palestrantes a respeito dos temas apresentados. Endereço: Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - Anfiteatro Horácio Lafer, Rua Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino - São Paulo/SP.

DEMOCRATIZAÇÃO DO TRATAMENTO DO LINFOMA
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) realiza na próxima segunda-feira (28), das 8h às 14h, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na avenida Paulista, em São Paulo, a campanha "Linfoma é Câncer. Informação é Vida". O objetivo da ação é conseguir o maior número possível de adesões ao Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento, que será entregue ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Durante a ação, serão disponibilizadas informações completas sobre a doença, que deve atingir cerca de 12 mil brasileiros em 2009, além dos sintomas, o diagnóstico e tratamentos disponíveis. A campanha conta com uma madrinha especial, a escritora Glória Perez que recentemente foi diagnosticada com a doença. Os artistas plásticos Romero Britto e Vera Ferro também participarão da iniciativa com a imagem de uma obra estampada no símbolo da campanha, duas mãos de 4 metros cada uma, que estará exposto no local. O Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento pode ser acessado pelo site (www.linfoma.org.br).

CURSO GRATUITO SOBRE DOENÇAS CARDÍACAS NA 3ª IDADE
O Hospital Samaritano de São Paulo oferece, na próxima quarta-feira (3), curso gratuito à comunidade sobre os riscos de doenças cardíacas em idosos. A palestra será ministrada pelo médico cardiologista da Instituição, Dr. José Renato das Neves. O especialista abordará como melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de doenças do coração e circulação na terceira idade. O evento acontece no Espaço Russel do Hospital Samaritano (Rua Conselheiro Brotero, 1.505 - 9º andar, Pacaembu, zona eoste, São Paulo) às 19h30. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 3821-5871 ou pelo e-mail centroestudos@samaritano.org.br. Vagas limitadas.

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO
O Dia da Conscientização sobre a Síndrome do Olho Seco será comemorado no dia 1o. de outubro no Sesc Ipiranga, em São Paulo, das 10h00 às 16h00. Estão programadas atividades gratuitas de orientação sobre a doença e testes para detecção precoce da doença, que afeta cerca de 10% da população mundial. O evento será organizado pela Associação dos Portadores de Olho Seco - APOS, com o apoio de patrocinadores. Endereço: SESC IPIRANGA - Rua: Bom Pastor, 822 - Ipiranga, zona sul, São Paulo. Para inscrições gratuitas e informações www.apos.org.br ou no telefone: (11) 3208-8727.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG