Conselho de Ética de arquivar todas as 11 ações que foram movidas pela oposição contra ele." / Conselho de Ética de arquivar todas as 11 ações que foram movidas pela oposição contra ele." /

Sarney se diz satisfeito com Conselho de Ética

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), avaliou que o clima político no Senado deve se normalizar com a decisão do http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/19/pt+fecha+questao+no+conselho+de+etica+e+vota+pela+absolvicao+de+sarney+7973928.html target=_topConselho de Ética de arquivar todas as 11 ações que foram movidas pela oposição contra ele.

Redação com Agência Estado |


Questionado se havia ficado satisfeito com o resultado da votação do conselho, Sarney disse: "Acho que todos ficamos, porque ultrapassamos uma fase".

Por nove votos a seis, o Conselho de Ética arquivou todas as ações que haviam sido movidas pela oposição contra José Sarney.

Agência Senado

Votaram contra o arquivamento os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Eliseu Resende (DEM-MG), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Marisa Serrano (PSDB-MS), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Jefferson Praia (PDT-AM). Votaram pelo arquivamento das ações: Wellington Salgado (PMDB-MG), Almeida Lima (PMDB-SE), Gilvan Borges (PMDB-AP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Gim Argello (PTB-DF), Romeu Tuma (PTB-SP) e os petistas João Pedro (AM), Ideli Salvatti (SC) e Delcídio Amaral (MS).

Oposição

Com o resultado das votações a oposição iniciou um processo de coleta de assinaturas para impetrar mais um recurso, visando abrir processos de quebra de decoro parlamentar contra Sarney. A intenção é que o plenário da Casa vote pela manutenção do arquivamento ou pela abertura de investigações ¿ que podem levar à perda de mandato.

Tal ação vai gerar embates entre o governo e a oposição, podendo até mesmo chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que governistas entendem que não cabe recursos ao plenário numa decisão do Conselho de Ética. A oposição pensa o contrário, e diz que, por ser soberano, qualquer matéria da Casa pode ter a instância como ultima para deliberação dos senadores.

Caso a oposição consiga levar ao plenário o pedido de desarquivamento dos processos de investigação contra José Sarney, a base aliada promete fazer o mesmo com o de Virgílio.

Leia também:

Leia mais sobre: crise no Senado

    Leia tudo sobre: ato secretoconselho de éticasarneysenadosenadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG