Sarney passará recesso no Maranhão

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve passar o recesso parlamentar no Maranhão. Esta é a primeira vez que Sarney volta ao Estado ¿ que é governado por sua filha, Roseana Sarney (PMDB) ¿ desde o agravamento da crise política no Senado.

Carol Pires, repórter em Brasília |


De acordo com a assessoria de imprensa da presidência do Senado, José Sarney ficará de recesso por dez dias. As atividades no Congresso Nacional serão retomadas na primeira semana de agosto.

Sarney é alvo de quatro denúncias e uma representação no Conselho de Ética do Senado, que o responsabilizam pelo suposto esquema de desvio de dinheiro de incentivos culturais da Petrobras pela Fundação que leva seu nome, e ainda por ter sido beneficiado pela edição de atos secretos.

AE
Sarney após fazer um balanço do semestre no Senado

Sarney após fazer um balanço do semestre no Senado

A estratégia da base aliada do governo é não deixar que as denúncias sequer tramitem no Conselho de Ética, por isso, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) foi escalado para comandar o colegiado. Duque foi eleito presidente do Conselho de Ética esta semana com voto dos dez dos quinze conselheiros.

Como presidente, ele tem a prerrogativa de arquivar sumariamente as denúncias sem levar a decisão para consulta da comissão. A oposição promete recorrer ao plenário do Senado e ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso isto ocorra.

Desabafo

Na manhã desta sexta-feira, Sarney fez um desabafo sobre a crise em discurso em plenário. Ele disse que em nenhum momento titubeou em tomar as medidas cabíveis em resposta às denúncias de irregularidades que atingiram a instituição.

Sarney afirmou ainda que o jornal "O Estado de S. Paulo" iniciou uma campanha contra ele, seguida por outros órgãos da imprensa.Séneca [filósofo romano] dizia que a injustiça somente pode ser combatida com três ações: o silêncio, a paciência e o tempo, reforçou.

Leia também:


Leia mais sobre:
Senado

    Leia tudo sobre: maranhãosarneysenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG