Sarney e Temer fazem discurso pela paz a Ahmadinejad

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, no salão nobre do Senado com um discurso sobre paz entre os povos. A melhor notícia que podíamos receber seria a do fim do conflito entre árabes e judeus, duas nações profundamente sofridas.

Agência Estado |

Povo judeu que chegou na sua diáspora a ser quase dizimado e o povo palestino, expulso de suas terras, vítima de violência constante", disse o senador, ao ressaltar que o Brasil faz fronteira com dez países "de cooperação, nunca de confrontamento".

O deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, seguiu o tom do discurso de Sarney e afirmou que no Brasil todas as raças e crenças religiosas vivem "na maior harmonia". "Vemos com muita alegria cívica a possibilidade de o Brasil sempre fazer papel de mediador de muitos conflitos internacionais", declarou Temer, em sessão da qual também participaram os deputados Edinho Bez (PMDB-SC) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

Suplicy lembrou que o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em Bagdá, vítima de atentado atribuído à Al-Qaeda contra a sede local da Organização das Nações Unidas (ONU), defendia o diálogo entre todas as nações, "inclusive entre aqueles que pensam diferente". "Sua presença e suas ideias em vários lugares do mundo às vezes causam reações. Como aqui temos convivência pacífica entre judeus, árabes, persas, pessoas de todas as origens e raças, somos solidários aos sentimentos do povo judeu e do povo palestino", disse o petista.

Mahmud Ahmadinejad chegou ao Congresso uma hora e meia depois do horário marcado inicialmente. Na chegada do presidente iraniano, os deputados Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) e Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) protestaram contra a visita, assoprando apitos e estendendo uma faixa com a frase "Holocausto nunca mais".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG