Sarney diz que pedirá abertura de investigações sobre conta no exterior

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota na tarde deste sábado (11) em que diz que pedirá à Procuradoria Geral da República (PGR) investigação sobre a suposta conta bancária no exterior em seu nome. Na nota, Sarney solicita informações sobre ¿qualquer tipo de movimentação financeira em qualquer moeda¿ feita em seu nome.

Redação com Agência Estado |



Segundo a revista Veja, os dados da conta e a movimentação financeira estão em uma "contabilidade clandestina" que, segundo a revista, ficava sob os cuidados de Vera Lúcia Rodrigues, secretária do banqueiro Edemar Cid Ferreira, controlador do falido Banco Santos e amigo íntimo de Sarney.

O problema da existência da conta - não é crime ter dinheiro no exterior -, diz a Veja, é que as declarações de renda do senador "não registram dinheiro no exterior no período contemplado pela contabilidade do Banco Santos". Além disso, acrescenta a reportagem, "os dólares (da conta JS) equivaliam a 74% do patrimônio total declarado por Sarney à Justiça Eleitoral em 1998, quando concorreu ao cargo de senador pelo Amapá".

Leia a íntegra da nota:

Nota à Imprensa

O presidente do Senado, senador José Sarney enviará ofício ao Procurador Geral da República, na próxima segunda-feira, conferindo-lhe todos os poderes e outorgando-lhe as permissões previstas nas leis brasileiras e de quaisquer países para requisitar junto às instituições financeiras internacionais informações sobre contas bancárias que tenha no exterior ou tenha tido em qualquer época, valor, ações, depósitos, investimentos, propriedades e qualquer tipo de movimentação financeira em qualquer moeda e de qualquer valor em seu nome.

Secretaria de Imprensa Presidência do Senado Brasília, 11/07/2009

Leia também:

  • Base governista "blinda" Sarney no Conselho de Ética 
  • Líder do PSDB pede que Ministério Público investigue fundação de Sarney
  • Lula fecha olhos para escândalos quando lhe convém, diz 'Economist'
  • Veja o relatório da comissão de sindicância sobre atos secretos
  • Sarney usou cargo para beneficiar fundação, diz jornal
  • Governistas decidem instalar CPI da Petrobras na terça-feira
  • Fundação de Sarney dá verba da Petrobras a empresas fantasmas
  • PT mantém decisão e sugere afastamento temporário de José Sarney

    Leia mais sobre: Sarney - Senado

    • Leia tudo sobre: contas públicassarneysenadosenadores

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG