grande campanha contra dengue - Brasil - iG" /

Sarney cobra de Lula grande campanha contra dengue

O senador José Sarney (PMDB-AP) fez hoje um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que realizem uma grande campanha nacional de saneamento, com o intuito de erradicar a dengue e outras doenças. O ex-presidente da República lamentou que, embora seja extremamente necessária, a atividade de sanitarista está em extinção, porque os médicos que se dedicam a ela já não têm espaço nem remuneração condigna.

Agência Estado |

" "Mas esse é um problema de saneamento e na hora de fazer saneamento precisamos contar com os sanitaristas", alegou. "Essa função é como o sacerdócio e foi abandonada".

Sarney criticou a extinção da Superintendência de Campanhas de Saúde, em 1990, encarregada de combater as endemias e as epidemias, com a ajuda dos chamados mata-mosquitos. "Não estou mais para dar conselhos aos que governam, porque acho que a minha posição é aquela de não extrapolar as suas limitações que o próprio destino lhe deu", afirmou, antes de apelar pela realização da campanha nacional. "Mas hoje eu me achei no dever de vir a esta tribuna e repetir o (pedido) que já fiz por meio dos jornais".

Ele disse que se nega a pensar que o problema da dengue seja o mesmo existente no início do século XX, "quando se tinha de mandar buscar médicos em outros Estados". "Há coisas simples de que dispomos e abandonamos, mas podemos continuar, podemos repetir".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG