Sarkozy inicia amanhã agenda oficial na visita ao Brasil

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, inicia amanhã sua agenda oficial na visita ao Brasil participando de discussões sobre desafios para enfrentar a crise financeira global, na II Cúpula Brasil-União Européia, que se estende até terça-feira no Hotel Copacabana Palace. Acompanhado da primeira-dama, Carla Bruni, e de uma comitiva de empresários, o chefe de Estado, que acumula a presidência rotativa da União Européia, se reunirá com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir assuntos de cooperação na área de defesa, combate à crise e aquecimento global.

Agência Estado |

A agenda oficial do presidente francês começa com participação no 2º Encontro Empresarial Brasil-UE: "Desafios e oportunidades para os próximos anos". O evento, que será aberto pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, terá a participação de empresários europeus e brasileiros, entre eles o ex-ministro e presidente da Sadia, Luiz Fernando Furlan. Pouco depois, Sarkozy terá almoço fechado com Lula e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

A expectativa é de que Lula e Sarkozy avancem em discussões como o desenvolvimento de biocombustíveis, cooperação na área de defesa e reestruturação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para tornar o encontro mais produtivo, o presidente francês convocou seus ministros de Assuntos Estrangeiros, Bernard Kouchner, e da Defesa, Hervé Morin. À noite, Sarkozy assistirá ao show de lançamento do Ano da França no Brasil, na casa de shows Vivo Rio, no centro do Rio.

Carla Bruni tem prevista para amanhã uma a visita ao Instituto Fernandes Figueira, centro científico da Fiocruz voltado à medicina da criança, estudos e pesquisas sobre maternidade. Na terça-feira pela manhã, a esposa de presidente francês tem em sua programação uma visita à favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. No mesmo dia assistirá a um desfile da "Moda Fusion", grife criada por uma associação franco-brasileira que divulga o trabalho de mulheres moradoras da Favela da Maré.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG