Sargento morre em treino do Corpo de Bombeiros no DF

Uma sessão de treinamento especial do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal terminou em morte, ontem. O sargento Washington Nunes, de 34 anos, sendo 15 de corporação, foi a vítima.

Agência Estado |

O comando da corporação tratou a morte como um caso de afogamento, mas depoimentos de testemunhas acabaram obrigando o governo local a mandar abrir um inquérito militar.

Durante o velório e o enterro, hoje, os colegas de Nunes disseram que os exercícios dos bombeiros especializados em resgate na água são "piores do que os que foram mostrados no filme Tropa de Elite , do cineasta José Padilha. Eles afirmaram também que o sargento era forte e, por isso, tinha o apelido de Aroeira , árvore quase mítica da flora brasileira pela dureza, o que em alguns lugares leva a população a chamá-la de "árvore de ferro".

O comando dos bombeiros informou que o sargento nadara mais de 500 metros e desmaiou ao chegar à margem do Lago Paranoá. Os colegas contaram outra história: que Washington Nunes foi levado para uma distância de 500 metros da margem e deveria nadar o trajeto tendo de enfrentar os "tubarões", gíria para designar os bombeiros destacados para atrapalhar o nado.

"A missão é dar caldos no nadador, obrigando-o a escapar dos que ficam puxando-o para o fundo do lago", contou um bombeiro. Nunes teria desmaiado em um desses caldos, e não foi reanimado. Por ordem do governador José Roberto Arruda (DEM), o Corpo de Bombeiros suspendeu temporariamente o curso de formação de mergulhadores especiais. O inquérito militar vai apurar se houve excessos durante o treinamento.

O sargento Alexandre Henrique da Silva, que já fez o curso de mergulho, disse que o nadador não é empurrado, como denunciado por testemunhas. "O treinamento que o pessoal fala em 'agarrar' é realizado em qualquer local do mundo. Caso a vítima que está sendo socorrida agarre o bombeiro, ele tem que saber se livrar dessa pressão", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG