SÃO PAULO ¿ A sexta-feira amanheceu com sol e temperaturas elevadas na capital paulista. Os termômetros devem chegar aos 29ºC até o final do dia. No entanto, os paulistanos devem ficar em alerta porque a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é de que chuvas fortes voltem a atingir a cidade e podem ocorrer novos alagamentos.

Por conta do calor, áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas de chuva de curta duração na Grande São Paulo e capital durante o dia. Entre a noite e a madrugada, a chuva deve ficar mais intensa.

O sábado deve começar com chuva na capital paulista, mas o tempo abre pela manhã e durante a tarde a temperatura máxima chega aos 30ºC. Em função do calor e da chegada de uma nova frente fria, o tempo muda e pode ocorrer mais chuva entre a noite e a madrugada.

A partir da tarde de domingo a chuva da uma trégua, mas a temperatura máxima não ultrapassa os 25ºC.

No nordeste do Estado, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro a previsão é de sol, mas com pancadas isoladas de chuva. No domingo, o tempo fica firme no oeste paulista. Ar seco também no centro-norte capixaba, no nordeste de Minas e nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha. Nas demais áreas da região Sudeste o sol aparece, mas pode chover à tarde e à noite.

Sul

Na região Sul, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe) é de tempo nublado é chuva forte a qualquer hora do dia no centro sul do Rio Grande do Sul, centro leste do Paraná e de Santa Catarina. Há risco de raios e trovoadas. O mar fica agitado no litoral.

Nas demais áreas, sol com variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva. As temperaturas máximas estarão amenas na região. No domingo, uma massa de ar mais seco ganha força e deixa o tempo firme no centro-oeste gaúcho, no oeste de Santa Catarina e no oeste e no noroeste do Paraná. Um sistema de baixa pressão no oceano provoca rajadas de vento no litoral do Paraná e de Santa Catarina.

Centro Oeste

Áreas de instabilidade se intensificam sobre a região Centro Oeste e deixam o tempo chuvoso no sul de Mato Grosso do Sul. No norte do Estado e em grande parte de Mato Grosso, ocorrem pancadas de chuva intercalas com períodos de sol entre muitas nuvens.

No domingo, ocorrem pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol entre muitas nuvens no sul de Goiás e em grande parte de Mato Grosso. No nordeste de Mato Grosso, nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece com força e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Nordeste

O ar seco deixa o tempo firme no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro-leste de Pernambuco, em Alagoas, no Sergipe e em grande parte da Bahia. O sol aparece entre nuvens, a umidade aumenta e ocorrem pancadas rápidas de chuva no noroeste e no oeste da Bahia.

No domingo, o sol aparece com força, algumas nuvens se formam e provocam chuva rápida no centro-sul e no oeste do Maranhão, no sul do Piauí e no centro-oeste da Bahia. Nas demais áreas nordestinas, tempo fica firme.

Norte

O sol também aparece com força no Norte do País e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite no Tocantins, no Pará, no Amapá, em Roraima e no Acre e em grande parte do Amazonas. No sul do Amazonas e em Rondônia, ocorrem períodos de sol entre nuvens intercalados com pancadas de chuva que podem intensidade moderada intensidade em alguns momentos.

No domingo, o sol aparece com força e o ar mais seco deixa o tempo firme no norte e na capital de Roraima. Em Rondônia, no Acre e no sul e no sudoeste do Amazonas, as pancadas de chuva ocorrem entre períodos de sol entre muitas nuvens. Nas demais regiões do Norte, tempo abafado.

Leia mais sobre: chuvas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.