São Paulo tem 4 praias e um rio impróprios para banho

Quatro praias e um rio do litoral paulista foram considerados impróprios para banho nesta quarta semana de dezembro, na avaliação da Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico de São Paulo (Cetesb). No litoral norte, receberam bandeiras vermelhas a Praia de Itaguá e o Rio Itamambuca, em Ubatuba, e a Praia do Pinto, em Ilha Bela.

Agência Estado |

Na Baixada Santista, os banhistas devem evitar as praias Milionários e Gonzaguinha, em São Vicente. As outras praias de São Paulo têm boas condições de balneabilidade.

Segundo a Cetesb, que monitora 136 das 295 praias paulista, as condições de balneabilidade são avaliadas semanalmente. Todos os domingos, técnicos percorrem os 230 quilômetros do litoral para a retirada de amostragens da água do mar. A amostra é colhida na profundidade média de um metro, faixa do mar na qual encontra-se a maioria dos banhistas. No verão, a amostragem é colhida também às quartas-feiras e sábados.

As amostras de água são encaminhadas para análises microbiológicas para a determinação de bactérias fecais, que são indicadoras da poluição no mar. As análises são realizadas nos laboratórios de Cubatão para as praias da Baixada Santista e litoral sul, e em Taubaté para as praias do litoral norte. Ainda, segundo a Cetesb, são realizadas cerca de 600 análises mensais sendo que esse número se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando oito mil análises anuais.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG